Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

12 atividades para fazer com as crianças no Natal

Ideias que te ajudarão a entreter as crianças antes da ceia e durante todo do dia de Natal

Véspera e dia de Natal em família com muitas crianças é uma agitação só! A empolgação com a reunião dos primos que nem sempre se veem, a curiosidade com os presentes, a animação por estarem de férias, são ingredientes perfeitos para que a data seja marcante para a criançada. Apesar disso, todo pai e mãe sabe que, pelo bem da tranquilidade na ceia, é melhor que essa empolgação toda seja devidamente orientada. Por isso separamos algumas ideias para ajudar:

 

  1. Biscoitos decorados: na noite antes da ceia de Natal é um pouco complicado, porque a cozinha vira território proibido para elas. Mas talvez durante o dia 24 e na tarde do dia 25 essa é uma ótima atividade para as crianças se divertirem. Uma ideia é já deixar a base do biscoito preparada, para evitar aquele tempo de espera enquanto assam. Depois prepare glacê de várias cores e separe granulado, açúcar colorido e outros itens decorativos comestíveis. Com a ajuda de colheres e até palitos de sorvete elas podem deixar a criatividade solta!

 

  1. Jogo da memória de Natal: junte itens como enfeites de árvore, decoração da casa que tenha relação com a data, brinquedos e outros objetos que façam menção ao Natal. Coloque tudo dentro de uma caixa e peça para que as crianças deem uma boa olhada no que tem dentro. Em seguida feche os olhos delas e retire um dos objetos. Peça então para que uma delas venha até você e diga o que está faltando. Quando uma das crianças acertar peça para todos os outros escreverem o nome de três itens que elas saibam que estão dentro da caixa.

 

  1. Guirlanda de papel: a tarefa é simples, mas faz com que elas gastem bastante tempo na preparação. Faça círculos de cartolina ou papel cartão com um furo no meio, e distribua para as crianças. Dê a elas canetinha colorida, giz de cera, lápis de cor, glitter, tinta guache, papel crepom e até algumas bolinhas de isopor para que elas possam enfeitar suas guirlandas. Ah! Aventais ou camisetas velhas são imprescindíveis para elas não saírem manchadas pela casa.

 

  1. Pirâmide de latas: procure por latas que tenham o mesmo tamanho e faça com elas uma pirâmide, como se fosse uma árvore de Natal. Se quiser embrulhar com papel de presente verde ou pintar as latas, fique à vontade. Faça também uma bola com meias ou compre uma de tênis, e trace uma linha no chão para delimitar. A ideia é que as crianças possam derrubar a pilha de latas em formato de árvore de Natal, com a bolinha. É semelhante ao jogo que vemos em Festas Juninas.

 

  1. Caça ao tesouro com presentes: não é preciso usar os presentes que elas vão ganhar na noite de Natal. Você pode comprar pequenas lembrancinhas e espalhar pela casa e quintal, se tiver. Caso tenha bastante criatividade, monte um mapa. Se não, a boa e velha tática do “está frio e está quente”, ajuda muito! O tempo é você quem determina.

 

  1. Bolinha de Natal na colher: sabe aquela brincadeira com ovo ou laranja na colher? Pois é. Aqui ela tem uma pequena variação tendo a bolinha de natal como acessório. A dinâmica é a mesma, de caminhar o mais rápido possível de um ponto a outro, sem deixar que a bolinha caia. Inclusive pode ser que fique até um pouco mais difícil, já que muitos enfeites são leves.

 

  1. Encontre palavras: entregue às crianças uma série de palavras que façam referência ao Natal. Peça para que todos formem o máximo de palavras possível com as letras daquelas palavras. Ganha quem fizer mais no tempo determinado por você.

 

  1. Nariz na rena: semelhante à brincadeira de Festa Junina, em que é preciso colocar o rabo no burro ou vaca, nessa versão natalina a criança deverá colocar o nariz na rena. Você pode fazer a bolinha com papel cartão vermelho ou um pompom com lã. O desenho da rena também fica por sua conta, mas na internet há moldes disponíveis.

 

  1. Guerra de balão de água: balões vermelhos e verdes, fazendo referência às cores de Natal, são um ótimo substituto para a guerra de bolas de neve feita nos países do hemisfério norte. Como no Brasil costuma fazer bastante calor no Natal, as crianças vão amar se molhar e correr pelo quintal.

 

  1. Cartões de Natal: dê as crianças cartões em branco, feitos com papel A4, cartolina ou papel cartão e peça para que elas desenhem e enfeitem. Caso já saibam escrever, incentive-as a colocar uma mensagem especial. Elas podem trocar entre si ou entregar à família.

 

  1. Jogo de adivinhar: em uma caixa coloque palavras que façam referência ao Natal: Jesus, presépio, Papai Noel, árvore de Natal e etc. Divida as crianças em dois grupos e peça para que elas retirem um nome da caixa e faça mímica para que seu grupo possa tentar adivinhas. Estipule um tempo para no caso de a equipe não acertar e a outra saber, ela também falar.

 

  1. Barba do Noel: compre um pacote de algodão em formato de bolinha, de preferência branco, e coloque em uma bacia ou prato. Passe no rosto das crianças protetor solar ou algum tipo de creme hidratante. Ao sinal de um apito elas devem colocar o rosto na bacia e aquela que conseguir ficar com mais algodão grudado, vence.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também