Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

7 benefícios que as refeições em família trazem ao lar

Pais e filhos que se reúnem diariamente ao redor da mesa têm muito a ganhar em vínculo afetivo e desenvolvimento pessoal

A pressa e um conceito um tanto relativo de praticidade têm levado muitas famílias a abandonar o costume de sentarem-se à mesa para comer, todos juntos e no mesmo horário. O hábito de fazer ao menos uma refeição em família traz uma série de benefícios para a saúde física e emocional dos adultos e das crianças.

Nossas convicções: o valor da família

E apesar de parecer apenas mais uma tarefa da rotina diária, esse momento tem grande impacto em diversas áreas comportamentais dos membros da família. As crianças e os adolescentes que jantam regularmente com a família, por exemplo, apresentam melhores notas na escola, maior vocabulário e mais facilidade para lidar com problemas.

Além disso, as taxas de uso de drogas, gravidez na adolescência, distúrbios alimentares e de depressão são menores nessas famílias. É o que explicam os fundadores do Family Dinner Project, projeto desenvolvido pela Escola de Educação de Universidade Harvard. Confira mais alguns benefícios das refeições em família:

1. Reforça os vínculos afetivos

O simples fato de haver um momento diário em que todos de casa estão juntos, podendo compartilhar os acontecimentos do dia, já contribui com a valorização da cumplicidade, da atenção e do afeto que pais, filhos e irmãos nutrem entre si. Tornar a refeição esse momento de união é unir o indispensável (alimentar-se) com o agradável (estar com aqueles que ama).

2. Fortalece a identidade familiar

O sentimento de pertença à família traz segurança e é um poderoso antídoto contra males como a depressão, a solidão e o isolamento. Reuniões diárias com toda a família servem como um lembrete palpável dessa relação de pertencimento e tornam ainda mais forte a união familiar.

3. Favorece a reconciliação

Pequenas brigas no cotidiano são comuns, mas podem ser agravadas quando delas resultam o afastamento e a perda de contato. O compromisso das refeições em família previne ou remedia esse problema. Isso porque aqueles que estão brigados sabem que ficarão frente a frente na próxima refeição.

Não é possível parar de ver a pessoa com quem houve o desentendimento, atitude que se pode tomar em outras formas de relacionamento. Essa “obrigação” por si só já funciona como motivador para que as brigas sejam menos frequentes, mas, mesmo quando acontecem, as amenidades comumente comentadas à mesa podem servir como um bom e despretensioso gancho para a retomada do diálogo.

4. Promove a atualização sobre as notícias da família

Mais eficiente do que qualquer telejornal, as conversas na hora da refeição funcionam muito bem para que todos de casa fiquem sabendo dos últimos acontecimentos envolvendo a família. Vale de tudo: o bom desempenho numa prova, o dia difícil no trabalho ou a saúde de uma tia distante que telefonou. Também há espaço para assuntos de interesse geral, como política, futebol, o programa de tevê favorito, etc.

5. Facilita o aconselhamento

Se alguém precisa de um conselho e quer ouvir várias opiniões, a hora da refeição é um momento perfeito, já que todos estarão ali, supostamente mais relaxados do que de costume e dispostos principalmente a comer e a conversar. Também é um bom momento para comunicados importantes, como anúncio de gravidez, namorado novo ou promoção no trabalho.

6. Exercita a oração

Àqueles que professam alguma fé religiosa, a hora da refeição é sempre uma oportunidade de agradecer a Deus e exercitar a vida espiritual. Se os pais têm a preocupação de transmitir a fé para os filhos, esse testemunho diário é importantíssimo.

7. Educa para a boa alimentação

A melhor forma de convencer qualquer pessoa a se alimentar melhor, seja adulto ou criança, é com o exemplo. Pais, mães, avós e irmãos mais velhos alimentando-se todos os dias de forma saudável e equilibrada acabam incentivando os mais novos a fazerem o mesmo.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também