Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

5 frases dos pais que podem reprimir os filhos

Muitas vezes os pais fazem repreensões que são desnecessárias e se utilizam de palavras que podem marcar profundamente os filhos; saiba quais palavras usar para incentivar seu filho em vez de ferir sua autoestima

As palavras têm um peso enorme. Servem tanto para encorajar uma pessoa e colocá-la para cima quanto para reprimi-la e condená-la. Com as crianças não é diferente. Seja em momentos tristes ou alegres, elas esperam ouvir algo de você.

Algumas coisas são realmente difíceis para os filhos ouvirem, porém são verdadeiras e necessárias, como as inevitáveis correções durante a vida. Neste caso, se os pais fazem isso com amor – é claro – mesmo precisando ser firmes, não devem se preocupar quando precisarem corrigi-los e nem se arrepender das vezes que já o fizeram. Só que muitas vezes os pais fazem repreensões que são desnecessárias e se utilizam de palavras que podem marcar profundamente os filhos. Quando isso acontece, é preciso reconhecer os exageros e, claro, pedir perdão. Diferentemente do que muitos pensam, pedir perdão aos filhos não é sinal de fraqueza e fortalece a relação familiar.

Aqui estão 5 frases que os pais costumam dizer, mas que podem ter um efeito destrutivo para os filhos:

1. “Estou decepcionado com você”

Um dos maiores erros que os pais cometem é dizer: “Estou decepcionado com você”, quando na verdade, o que eles reprovam é o comportamento da criança e não ela em si. Foque sempre no problema. Em contrapartida, tente comemorar, também, as atitudes do seu filho que te agradam e não só corrigir  quando ele agir de forma errada. Use o mesmo peso e a mesma medida. Tente dizer: “Estou desapontado com o seu comportamento”.

2. “Você não consegue fazer isso”

Nunca diga ao seu filho que ele não tem o que é preciso para realizar alguma coisa, mesmo que você ache o objetivo impossível de ser alcançado. Os filhos precisam saber que eles têm o necessário para “ganhar o mundo” se quiserem. Se você não acreditar nele, ele nunca vai se sentir “bom” o suficiente. Em vez disso, afirme: “Eu acredito em você”.

3. “Você não é forte o suficiente”

Se tem uma coisa que os meninos, em especial, nunca querem ouvir é que são “fracos”, ainda mais se for do próprio pai. Se isso for dito e, dependendo da maneira como ele vai encarar, pode ser que carregue as palavras para a vida toda. No lugar disso, incentive o seu filho quando ele demonstrar força. E esteja preparado para lidar com o fracasso dele também.

4. “Se tivesse feito assim, teria feito certo”

Mais do que qualquer coisa, os filhos querem deixar os pais orgulhosos. Portanto, se ele tiver sucesso, celebre. Mas, se ele falhar, sinta a perda com ele. Deixe-o saber que você sabe como ele se sente e que não está sozinho. A última coisa que ele precisa em um momento como esse é de uma reprovação imediata sobre o desempenho que teve. Sempre que ficar orgulhoso de algo que seu filho fez, diga isso a ele.

5. “Agora estou fazendo algo importante. Depois eu falo com você”

Nem sempre você tem que largar tudo o que está fazendo para dar atenção ao seu filho, mas a maneira como diz isso a ele é que precisa ser correta. “Filho, agora estou trabalhando em algo importante. Você vai ter que esperar” não é a melhor opção. Isso pode fazer com que ele ache que não é importante para você, que é deixado de lado. Nesses casos, o melhor a dizer é: “Filho, agora o papai está conversando com a mamãe. Mas, eu estou muito curioso para ver o seu desenho. Mal posso esperar para ver”.

Com informações de All Pro Dad

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também