Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Virtudes e Valores

4 lições de vida que Toy Story 4 ensina às crianças

Toy Story 4 não é somente um simples desenho infantil, mas traz reflexões profundas e mensagens inspiradoras para toda a família

Sucesso de bilheteria desde que foi lançando, em 1995, Toy Story não é somente um simples desenho infantil, mas traz reflexões profundas e mensagens inspiradoras para toda a família. Se o primeiro filme levantou questionamentos como “e se eu não me sentir bonito?”, depois, temas mais complexos como ciúmes (quando Woody conhece Buzz) ou ainda como lidar com as frustrações (quando Buzz descobre que não pode voar), o quarto filme é, sem dúvida, o mais ambicioso deles. Confira uma lista com quatro lições de vida que a produção da Pixar trouxe nesse último filme:

As mudanças amadurecem nossos propósitos

As mudanças não são fáceis para ninguém, isso porque elas costumam nos tirar do conforto e nos desafiar. Quando chega o momento de Bonnie – a menina que agora é dona de Woody, Buzz e toda a turma – entrar para o jardim de infância, ela sente muito medo de tudo o que pode encontrar pela frente. Então, Woody decide infringir a regra do colégio – que proíbe levar brinquedos para a aula – e entrar na mochila da garotinha.

O que “Toy Story 4” pode nos ensinar sobre discernimento

No filme, Woody também enfrenta muitas mudanças em sua vida. Ele passa a se sentir abandonado em um novo ambiente e, diante do que ele vive agora, é possível perceber que o propósito de vida que ele abraçou por tanto tempo mudou. Todos nós também passamos por isso quando nos damos conta que o nosso propósito de vida, que até então parecia perfeito e eterno, já não é mais relevante para nós mesmos e para os outros.

As dificuldades de Woody em Toy Story 4 nos ensinam que é normal os nossos propósitos mudarem durante a vida e que sempre podemos encontrar outros sentidos para ela. O importante é estar atento às novas possibilidades.

A vida vale a pena quando aprendemos a amar

Woody não aguenta ver Bonnie sofrendo na escola e decide fugir da mochila. O brinquedo vai até uma lixeira e recupera um monte de lixo para criar um novo companheiro de brincadeiras: Forky. Acontece que o novo brinquedo não gosta da nova vida, pois queria continuar sendo lixo e também está em busca de sua missão. É quando Woody mostra a Forky o que faz a vida valer a pena, dando-lhe um motivo mais do que suficiente para viver: amar Bonnie e ser amado por ela.

As nossas imperfeições nos fazem amáveis

Depois que Forky entende seu propósito e aceita sua nova vida como um brinquedo amado, é a vez da antiga boneca Gabby Gabby – principal antagonista do filme – compreender também qual é a sua missão. Só que, ao contrário de Forky, a boneca sabe que é um brinquedo e que deveria levar amor e alegria às crianças. Gabby Gabby deseja isso mais do que tudo, mas sente-te completamente incapaz de proporcionar isso a elas. Por acreditar nisso, a boneca também acha que ninguém poderá amá-la e, então, passa a dedicar todas as suas forças para se tornar alguém melhor.

7 filmes das férias que passam valores às crianças

Por meio desses dois novos personagens, Forky – que tecnicamente é apenas um monte de lixo grudado, mas aprende a amar e ser amado – e Gabby Gabby – que é realmente um brinquedo, mas não consegue amar e nem ser amada – aprendemos uma lição fundamental: não somos amáveis ​​porque somos perfeitos, somos amáveis ​​porque somos, simplesmente, nós mesmos.

O serviço aos outros revela o nosso amor

Se a vida de um brinquedo pudesse ser resumida em uma única missão, seria a missão de servir. Woody e Buzz vivem e trabalham para seus filhos, o que nos ensina que o nosso propósito pode ser sempre encontrado no serviço ao próximo. E qualquer pessoa pode encontrar oportunidades para isso, seja em casa, no trabalho, em serviços de voluntariado ou em qualquer outra situação que a vida lhe oferecer. Quando o serviço ao próximo vem acompanhado de alguma renúncia ou sofrimento, outra lição pode ser aprendida: a de que o sacrifício revela o verdadeiro amor.

Com informações de Aleteia

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também