Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Educação dos filhos

7 filmes das férias que passam valores às crianças

As produções trazem valores importantes para a formação dos pequenos e, por isso, uma ida ao cinema pode render ótimas reflexões

Muitas novidades chegaram – e ainda estão chegando – aos cinemas neste ano. A seleção agrada públicos de todas as idades (que adulto não está ansioso para assistir o tão esperado remake de O Rei Leão?), mas para as crianças, principalmente, as produções estão pra lá de especiais. Boa parte dos filmes está repleta de valores importantes para a formação dos pequenos e, por isso, uma ida ao cinema pode render ótimas reflexões.

Então, aproveite o restinho das férias para escolher uma – ou mais – das sete opções de filmes que separamos para você assistir com as crianças nos próximos dias. E claro, não esqueça de incentivar um bom diálogo após a sessão para que os pequenos falem sobre aquilo que aprenderam com o filme. Confira:

1. O Rei Leão

Está ansioso para conhecer e se surpreender com o novo Simba em um remake extraordinário em computação gráfica? Pois ele está de volta às telas do cinema depois de 25 anos. E desta vez, o leão mais famoso dos cinemas está bem acompanhado: sua voz na animação é do ator Donald Glover. Já a cantora Beyoncé interpreta a doce leoa Nala. Mufasa, o pai de Simba, recebe vida através da voz do mesmo ator e dublador que o interpretou no primeiro lançamento do filme, em 1994, o premiado artista norte-americano James Earl Jones. Enquanto quem dá voz ao ambicioso tio de Simba, Scar, é o ator britânico Chiwetel Ejiofor.

Muitos já conhecem a história, afinal, ela ultrapassa gerações. Mas é sempre bom lembrar que o filme pode ensinar muito às crianças. Destinado a ser o rei da savana, Simba fica com a consciência pesada por algo que não é sua culpa e, por isso, decide abandonar o reino. Entretanto, durante o caminho, encontra amigos verdadeiros que o ajudam a redescobrir a alegria da vida e a lutar por seus objetivos.

Estreia: 18 de julho

2. Toy Story 4

Nesse novo filme da Pixar, Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma irão embarcar em uma aventura inesperada. Logo na primeira cena, o quarto de Toy Story é palco de um resgate e os brinquedos se unem em prol de um colega em perigo. Em seu blog no Sempre Família, Acreditamos no Amor, Felipe Koller afirma que “a produção é uma narrativa impressionante sobre o tema do discernimento” e elenca vários pontos do filme que incentivam virtudes como o senso de responsabilidade diante do outro.

O filme estreou no fim de junho.

3. Jornada da Vida

Mais uma história emocionante também entrou em cartaz nesta semana. “Jornada da Vida” ensina valores como respeito, raízes e a importância de se conhecer uma nova cultura. Nesse filme, um ator francês faz uma viagem ao continente africano para promover um livro que escreveu. Sem esperar, conhece um de seus maiores fãs e toda sua história muda desde então. Yao é um menino que viajou sozinho de longe para ver o ídolo pela primeira vez. Quando o caminho dos dois se cruza, comovido, o famoso ator decide acompanhá-lo em uma aventura de volta para casa e, nesse percurso todo, se depara com suas próprias raízes.

Estreia: 18 de julho

4. Eu acredito – com Deus tudo é possível

Esse filme ensina sobre a importância da virtude da fé. Brian, de 9 anos, é a prova de que milagres existem se a fé for colocada em ação. Ao voltar de sua escola em um dia qualquer, ele passa na frente de uma igreja e lê uma mensagem em um cartaz que mexeu com seu coração. Depois disso, ele busca informações sobre o Cristianismo, mesmo contra a vontade de seus pais ateus, e cria um laço de amizade com um pastor daquela igreja. Pouco tempo depois, o garotinho começa a realizar alguns milagres, o que incomoda algumas pessoas, e todos tentam entender a relação dos acontecimentos e o pequeno. O Filme foi lançado em junho.

5. Turma da Mônica: Laços 

Desta vez, essa turminha animada se aventura em suas versões humanas pela primeira vez. Os personagens mais famosos do Brasil saem dos quadrinhos e ganham vida. No filme, Mônica (Giulia Benite), Cebolinha (Kevin Vecchiato), Cascão (Gabriel Moreira) e Magali (Laura Rauseo) tentam resolver o desaparecimento de Floquinho, o cachorro do Cebolinha, em uma adaptação da história em quadrinhos Laços (2013), de Vitor e Lu Cafaggi. O objetivo da aventura é levar o cão de volta para casa e, nessa jornada, cumplicidade e parceria não faltam para esse quarteto.

6. Homem-Aranha: Longe de Casa 

Para quem é fã de uma boa história de super herói, Peter Parker (Tom Holland) está de volta. Desta vez, o herói tenta tirar uns dias de férias com seus amigos do colégio pela Europa, mas é surpreendido pela visita de Nick Fury (Samuel L. Jackson), que lhe convoca para uma missão importante. A sequência pode ser uma ótima oportunidade para refletir sobre o valor do sacrifício por aqueles que amamos.

7. A Pequena Travessa 

Uma duplinha divertida mostra nesse filme do diretor Joachim Masannek, a importância das amizades verdadeiras. Lilli Susewind (Malu Leicher) tem a habilidade de falar com animais, mas somente seus pais sabem disso. Durante a história, ela conhece um novo amigo, Jess (Aaron Kissiov), e decide confiar a ele esse segredo. O garoto então começa a ajudá-la em uma missão importante: achar o filhote de elefante que foi roubado do zoológico da cidade.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também