Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Reprodução.
Reprodução.
Entretenimento

15 professores inesquecíveis da cultura pop

Hilários, meigos ou dramáticos, esses educadores da ficção ficaram marcados no imaginário de gerações

 

Professor Girafales

Reprodução.
Reprodução.

Ele fuma charutos em sala de aula, paquera mãe de aluno, grita com a turma quando está nervoso e mesmo assim todos na vila o veem como um bom exemplo. O personagem do seriado Chaves é provavelmente o professor mais querido de toda a história da tevê latino-americana. Como todo educador muito amado, ele ganhou dos alunos um apelido carinhoso que o irrita profundamente: “Professor Linguiça”.

 

Professor Pardal

Reprodução.
Reprodução.

O inventor mais famoso de Patópolis aparece desde a década de 50 nas histórias do Tio Patinhas e do Pato Donald. Ele é gentil e bem intencionado, contudo seus experimentos nem sempre funcionam conforme o previsto. Sim, as tentativas causam alguns desastres, mas isso nunca inibe a criatividade do professor, que insiste em resolver problemas de formas inovadoras.

 

Dona Marocas (Chico Bento)

Reprodução.
Reprodução.

Típica professora da zona rural, Dona Marocas dá aula de tudo quanto é assunto. História, gramática, física, matemática e o que mais for necessário. Ela leciona numa escola pública da Vila Abobrinha e tem um aluno muito famoso, que vive chamando-a de “fessora”: o Chico Bento.

 

Professor Xavier

Reprodução.
Reprodução.

Inspirado pelo ideal da convivência pacífica entre humanos e mutantes, o telepata mais poderoso da Terra criou uma escola para ajudar jovens superpoderosos a controlarem suas habilidades e a usá-las para o bem. Mesmo sendo paralítico, tornou-se um dos personagens mais conhecidos e importantes de todo o universo de super-heróis da Marvel, principalmente devido à sua maior criação: os X-Men.

 

Professora Helena

Reprodução da novela dos anos 80.
Reprodução da novela dos anos 80.

Há importantes diferenças entre a professora Helena na versão mexicana, dos anos 80, e a brasileira, de 2012, mas a personagem mantém um núcleo comum de virtudes em sua personalidade. Meiga, bonita, companheira e justa, é a professora dos sonhos para qualquer uma das gerações de fãs da novela Carrossel.

 

Professor Tibúrcio

Reprodução.
Reprodução.

Amado por muitos, temido por outros – que achavam seu grande rosto pálido nas telas assustador –, é impossível ser indiferente ao professor Tibúrcio, personagem vivido por Marcelo Tas no programa Rá-Tim-Bum, produzido pela TV Cultura de 1989 a 1992. Suas aparições eram breves, mas inesquecíveis, em grande parte por causa das rápidas aproximações e afastamentos da câmera, coisa que o personagem fazia sempre correndo.

 

Mestre Splinter

Reprodução.
Reprodução.

O mentor das Tartarugas Ninja ensinou tudo o que o quarteto de cascudos sabe sobre artes marciais. Assim como seus discípulos, ele é fruto de um experimento em laboratório que o transformou num grande rato com consciência e habilidades humanas. Mesmo tendo de se esconder no esgoto, ele educou os pequenos répteis na mais rigorosa disciplina oriental.

 

Miss Wormwood (Calvin)

Reprodução.
Reprodução.

É fácil sentir compaixão da Miss Wormood, a professora idosa que aparece nas tirinhas de cartoon dos personagens Calvin e Haroldo. Cansada, constantemente decepcionada com a turma e até com a profissão, ela vive repetindo a si mesma o tempo que falta para conseguir se aposentar.

 

Professora do Charlie Brown

Um personagem secundário nas histórias de Snoopy que se tornou inesquecível sem nunca ter aparecido. A professora da turma de Charlie Brown nem nome tem, mas o que a faz ser lembrada por gerações é o modo como ela fala – ou seria o modo como os alunos a ouvem? Era sempre, e apenas, um blá-blá-blá anasalado e monótono impossível de entender, que frequentemente resultava em alunos dormindo nas carteiras.

 

John Keating (professor da Sociedade dos Poetas Mortos)

Reprodução.
Reprodução.

Um professor de poesia nada ortodoxo e muito carismático que estimula seus alunos a aproveitarem a vida e a perseguir suas paixões. Esse é John Keating, um dos personagens mais famosos de Robin Williams, que funda junto de seus alunos a Sociedade dos Poetas Mortos, um grupo de jovens pensadores que tem na expressão latina Carpe Diem (aproveite o dia) sua principal filosofia de vida. O filme é de 1989.

 

Dewey Finn (professor da Escola do Rock)

Divulgação.
Divulgação.

Outro professor revolucionário do cinema. O personagem vivido por Jack Black nem é, a princípio, um professor autêntico, mas cresce em maturidade com seus alunos. Ele assume o papel de substituto numa rigorosa escola particular, pensando apenas em conseguir algum dinheiro, mas descobre que os alunos para os quais não dava a menor atenção são muito talentosos para a música.

 

Sherman Klump (Professor Aloprado)

Divulgação.
Divulgação.

Na comédia estrelada por Eddy Murphy, de 1996, Sherman Klump é um professor de genética frequentemente ridicularizado por sua obesidade. Para resolver seu problema ele cria uma fórmula supostamente milagrosa que o emagrece na hora, mas também cria uma segunda personalidade. A partir de então ele passa a levar uma vida dupla.

 

Senhor Miyagi

Reprodução.
Reprodução.

Um autêntico mestre. O ex-combatente japonês defende o jovem Daniel Larusso de um grupo de valentões e a partir de então aceita treinar o indefeso rapaz nas tradições do karatê. Mas nada de chegar batendo. Seu modo de ensinar envolvia, por exemplo, pintar longas cercas e encerar carros. É claro que “Daniel san” não entendia nada na hora em que executava os exercícios, mas depois, na hora de se defender, tudo fazia sentido.

 

Professor Dumbledore

Reprodução.
Reprodução.

O diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é considerado o maior bruxo de todos os tempos. Apesar de fazer alguns anos que não leciona mais aulas no conceito original da palavra, Alvo Dumbledore é o grande mentor de Harry Potter. Com sua forma enigmática de se expressar, ele dá verdadeiras lições ao bruxinho mais famoso do cinema.

 

 

Professor Snape

Divulgação.
Divulgação.

O líder da Sonserina, uma das quatro casas de Hogwarts, nunca deu moleza a nenhum dos alunos da Grifinória, tendo uma certa predileção por dificultar a vida de Harry Potter. Quem é fã dos livros e dos filmes do bruxo sabe que Severo Snape é muito mais do que o professor de Poções da escola, ele é a chave para desvendar vários mistérios que envolvem a morte dos pais de Harry. As reviravoltas na história são tantas, que o bruxinho acaba dando o nome de Snape a um de seus filhos.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

6 Comentários
Leia também