Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Alasdair Elmes/Unsplash
Alasdair Elmes/Unsplash
Casamento e Compromisso

10 dicas de etiqueta de casamento que você precisa saber

Ao ser convidado para um evento especial como esse, é imprescindível seguir algumas dicas de etiqueta de casamento

Ser convidado para um casamento é uma grande honra, pois mostra que os noivos se importam com você e desejam que você esteja presente no momento mais especial de suas vidas. Por isso, é um verdadeiro presente a eles você procurar saber sobre etiqueta de casamento para poder fazer parte deste momento do melhor jeito possível.

Organizar um casamento não é uma tarefa fácil, mas a cerimonialista Sol Kunrath explica a importância que os convidados também têm neste processo e o quanto são fundamentais para que tudo ocorra conforme planejado. “Os noivos passam meses e até anos planejando seu grande dia, cada detalhe é pensado para os convidados. Eles são escolhidos a dedo, pois ao iniciarem os preparativos, a lista é um dos primeiros itens”, lembra a cerimonialista. “Tê-los neste dia tão especial é sem dúvida algo esperado pelos noivos porque ali se inicia uma nova vida e eles desejam que os convidados sejam testemunhas deste dia”.

Guia: tudo que você precisa saber sobre o casamento civil

Por isso, se você foi convidado para uma cerimônia de casamento, é hora de retribuir tamanho carinho e colaborar para que tudo saia conforme os noivos sempre sonharam.

Para te ajudar na missão de convidado, separamos 12 dicas sobre como se comportar em um casamento para que você faça tudo direitinho e aproveite ao máximo esse momento de seus queridos noivos.

 1. Agradeça por ter sido convidado

Uma das principais regras de etiqueta de casamento é agradecer. Pode parecer algo comum, mas muitos esquecem de agradecer por estarem sendo chamados para um evento tão especial. Por isso, agradeça o carinho, abrace os noivos e demonstre o quanto ficou feliz em ter sido chamado. Caso já tenha recebido o convite, mande uma mensagem aos noivos falando o quanto está ansioso com o dia e que deseja muitas felicidades a eles. Certamente ficarão muito felizes e animados com seu gesto!

2.  Leia com atenção o convite

Quando receber um convite de casamento, além de elogiar o cuidado e preparo que os noivos demonstraram na escolha do modelo e das cores, leia com atenção as informações contidas no convite.

  • Local

Verifique onde é o local, se é uma região que já conhece ou precisa verificar melhor. Uma dica é ir antes ao local do evento (se for dentro de sua cidade) para que já conheça as adversidades das ruas e não tenha surpresas quando precisar ir ao casamento.

  • Data e horário

Muitas vezes você confirma que irá sem checar sua agenda antes. Confirme se não há nada marcado no mesmo dia e horário e salve em sua agenda para não correr o risco de marcar algo na mesma data.

  • Para quem está direcionado

É uma norma de etiqueta de casamento os noivos deixarem claro no convite a quem ele está sendo direcionado, se é para você, para cônjuges ou demais familiares. Por isso, fique atento:

  • Senhor, Senhora.

Se estiver escrito apenas seu nome, é porque apenas você foi convidado. Neste caso, não deve levar namorados ou familiares.

  • e Sra.

Se estiver escrito Sr. e Sra significa que o convite é apenas para você e seu cônjuge.

  • e família

Neste caso, se você já tiver filhos e eles morarem com você, poderá levá-los. Caso já sejam adultos e possuam suas próprias famílias eles deverão receber outro convite.

3.  Compre presente da lista indicada

Assim como todas as fases da organização de uma festa de casamento, a preparação da lista de presentes também é um tópico muito importante. É nela que os noivos contam o que eles ainda não possuem e os modelos e cores que gostariam de ter em sua nova vida juntos.

Por isso, sempre opte por escolher produtos da lista. Caso esteja preocupado com o fato de que o local da lista é mais caro, compre nas primeiras semanas em que receber o convite, pois a grande maioria dos convidados deixa o presente para os últimos dias.

Bodas de quê? Veja o que se celebra a cada ano de união

É realmente muito importante que você compre o presente da lista e no local indicado, isso porque os noivos ganham bônus nas lojas. Mas, caso opte por comprar o mesmo presente em outro local, verifique se o mesmo ainda está na lista e comunique aos noivos para que eles possam dar baixa na lista indicada e não correrem o risco de receber em dobro.

4.  Confirme presença

Seu convite possui a sigla RSVP e você não sabe o que significa? Nós te ajudamos!

Essa é uma abreviatura de Répondez S’il Vous Plaît, uma expressão francesa que significa “responda por favor” e com isso você deve comunicar aos noivos, assessorados ou através do link de site disponibilizado, que você irá ao casamento.

Pode ser que você não veja muita importância nesse item, mas ele é essencial para que os noivos possam se organizar. Iris Duran, assessora responsável pela Bee Eventos, explica ao site de noivas Zank You que é através da lista de confirmação que os noivos conseguem saber qual é o tipo de público que irá à festa e, principalmente, ajustar o número de mesas e ambientes.

“Se há mais idosos, tem que haver mais assentos. Os jovens preferem ficar em pé, enquanto as crianças, numa hora determinada, já querem dormir”, afirma Iris. Para a organização da festa e contratação dos itens necessários é ideal que avise se irá comparecer.

5.  Dress Code – escolha a roupa apropriada para a ocasião

Assim como você vai ao trabalho com um tipo de roupa, a academia com outro, a um show e assim por diante, a etiqueta de casamento no vestuário não seria diferente. Embora alguns noivos exijam trajes mais formais ou mais casuais, o bom e velho bom senso continua a reinar.

  • Não use branco

A principal regra continua sendo a de não usar branco. Há, em alguns países, noivas mais liberais que se casam, inclusive, usando outras cores e os convidados podem ir de branco. Mas no Brasil isso ainda não é comum, então sempre opte por cores diferentes e que, de preferência, passem longe do branco. Isso porque, dependendo da luz presente no local, algumas roupas muito claras podem parecer brancas nas fotos. Você pode pesquisar as cores e tendências do ano e terá ainda mais opções de looks.

  • Escolha roupas discretas

Não é porque você gosta de usar roupas extravagantes e ousadas que, se não usar em um dia, você vai deixar de ser você mesmo.

É um momento dos noivos e são eles que precisam ser o destaque do evento. Por isso, opte por modelos que valorizem seu corpo, mas que ao mesmo tempo mantenham a discrição.

Aos homens, cuidem com os complementos das vestimentas. Chapéu, tênis, cintos muito grandes. Caso o casamento não seja rústico, opte pelo tradicional: camisa e sapato social e discrição em acessórios, como relógios e cintos.

6.  Comunique suas restrições alimentares

Se você for próximo dos noivos, é bem provável que eles já saibam sobre suas restrições alimentares. De qualquer forma, sempre é bom comunicar. Hoje há grandes variedades de pratos vegetarianos e veganos e os noivos não irão se opor em escolher alguns pratos para a festa. No dia do casamento, terá na mesa indicação de qual prato possui condições especiais e você será encaminhado a ele e aproveitará a festa da mesma forma.

7.  Cuide com o horário

Se você seguir a dica 2 e ir antes ao local do evento, terá uma razão a menos para se atrasar. Mas mesmo seguindo essa dica, é de extrema importância aos noivos que você chegue no horário e faça parte de todos os momentos que foram preparados com tanto carinho e que contavam com sua presença desde o início.

“É nítido ver a tristeza dos noivos ao verem uma igreja com bancos sobrando”, comenta Sol Kunrath.

 

Caso você seja muito próximo aos noivos e ocorra algum atraso inevitável, não se desaponte se eles não te esperarem para o início da cerimônia, pois cumprir o horário faz parte, inclusive, do contrato dos noivos com o local. “Nós como cerimonialistas temos que nos atentar, principalmente, em relação à norma da igreja onde está sendo realizado o casamento. Em muitos casos, os atrasos não são toleráveis até para que a próxima cerimônia a ser realizada no mesmo dia não seja prejudicada”.

8.  Não vá somente para a festa

É extremamente deselegante você não ir à cerimônia, pois é neste momento que os noivos fazem suas juras de amor e recebem a benção do celebrante.

Pode ser que a religião dos noivos não seja a mesma que a sua, mas o respeito e amor por eles deve prevalecer e você deve estar desde o início. Sobre essa questão, Sol Kunrath é enfática: “Convidados, a festa também foi feita para vocês e é ideal que vocês prestigiem tudo desde o início! Os noivos ficarão muito felizes em entrarem e verem vocês lá”.

9.  Como se portar na cerimônia e festa?

Você comprou presentes, participou de chás e agora é o dia da grande festa. Pode ser que seus familiares e amigos de infância estejam presentes e você não vai querer chamar a atenção deles por algo que possa fazer, não é mesmo? Queremos te ajudar a ser o mais elegante e respeitoso convidado, por isso, confira mais algumas recomendações:

  • Cuidado com o celular

Sabemos que tudo está muito bonito e você quer fotografar, mas os noivos contrataram os fotógrafos para cuidarem dessa parte e, como diz o ditado, você também deve se portar como um membro da família real e apenas “sorrir e acenar”.

Tire fotos com descrição e nos momentos permitidos e se sairá muito bem.

  • Mantenha as crianças próximas a você

Com a tendência de casamentos em praias e chácaras é essencial que você mantenha os olhares nas crianças para que não se aproximem de rios e piscinas. Verifique se terá espaço Kids e, caso não haja, leve brinquedos para que elas se distraiam ou então se divida com um companheiro para que ambos possam cuidar da criança e aproveitar a cerimônia e festa do melhor jeito. O importante é não deixar, em nenhum momento, que as crianças fiquem sozinhas.

  • Resista em levar os doces e ornamentos

Sabemos que de todas as dicas e orientações, essa é a mais difícil! Comer aquele brigadeiro e aquela tortinha de limão no dia seguinte é tão mais gostoso que fica quase impossível resistir à tentação. Mas resista! Pode acontecer de os noivos e pais não conseguirem comer durante a festa e, ao final do casamento, quando forem experimentar, não haver mais docinhos. Com toda certeza, alguém terá visto você saindo com as mãozinhas cheias e isso não fica legal.

15 destinos de lua-de-mel perfeitos para cada tipo de casal

Aguarde. Dependendo do tamanho da festa que irá, quando o casamento é finalizado, a cerimonialista entrega aos familiares e amigos próximos os docinhos que sobraram, mas isso deverá partir dos organizadores. Não se precipite.

Os arranjos de mesa são outros itens cobiçados. Em algumas festas, caso estejam faltando itens da decoração, os noivos precisam pagar a mais pelo que ficou faltando. Você não irá querer que eles gastem mais ainda, não é mesmo?

  • Cuidado com as bebidas alcoólicas

Há alguns casamentos em que os noivos optam por não ter bebidas alcoólicas, mas se caso você souber que terá, contenha-se. Elas foram compradas para que você experimente novos sabores e viva um momento de descontração, mas sem passar dos limites. Lembre-se que está em um casamento e que terão crianças e familiares dos noivos por perto. O respeito com o momento precisa ser mantido inclusive na festa.

10. Aproveite cada momento

Ufa! Você pensou que não chegaria seu momento nunca! Mas calma, assim como no casamento, onde os noivos preparam músicas, pratos e momentos especiais para que todos os convidados sintam-se confortáveis, assim preparamos essas dicas para você. Queremos que você aproveite cada momento da festa da melhor forma possível sem chamar a atenção por algo que no dia seguinte você poderá não gostar de lembrar.

Por isso, tire fotos lindas, já que estará tão elegante. Reencontre amigos queridos, experimente comidas diferentes, conheça novas crenças e viva a plenitude desse universo do casamento.

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também