Comunidade

Empresas brasileiras dão exemplo de solidariedade e distribuem álcool em gel de graça

Uma farmácia de Curitiba, uma unidade de ensino superior na Bahia, a Ambev e a O Boticário estão entre essas instituições

  • Por Raquel Derevecki
  • 19/03/2020 15:01
Uma farmácia de Curitiba, uma unidade de ensino superior na Bahia e uma companhia de bebidas do Rio de Janeiro estão entre essas instituições
| Foto: Divulgação

Enquanto a quantidade de álcool em gel diminui nos estabelecimentos comerciais de todo o Brasil e os consumidores se assustam com a alta dos preços, algumas empresas decidiram deixar o lucro de lado para pensar no bem da população esta semana. “A procura pelo álcool aumentou muito com as novas informações a respeito da pandemia de coronavírus, e eu vi que não teria o suficiente para todos”, conta o empreendedor Maicon Diego Custódio. “Por isso, peguei 30 potes de 500 ml que eu ainda tinha na farmácia e fracionei em quase 250 unidades para doação”.

A iniciativa começou na última terça-feira (17), quando o curitibano avisou que não venderia mais o item. “Expliquei aos clientes que era só trazer um potinho para receber de graça o produto, e as pessoas começaram a vir”, conta o rapaz, que até prendeu uma faixa na entrada da sua farmácia para divulgar a novidade.

Só que ele não esperava tanta repercussão. “As pessoas começaram a elogiar, bater fotos e a postar nas redes sociais. Então, começou a chegar gente da cidade inteira e o produto acabou em menos de 24 horas”. Por isso, ele entrou em contato com seus fornecedores e já conseguiu mais 70 litros — o suficiente para atender quase mil pessoas a partir desta quinta-feira (19). “Reiniciei a distribuição por volta das 11h, mas não sei até quando", avisa o proprietário da unidade Hiper Farma, no bairro Uberaba.

Estudantes e professores

Assim como ele, alunos e docentes da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) também decidiram oferecer o produto gratuitamente. No entanto, em vez de comprarem e distribuírem álcool em gel pela cidade, os voluntários fabricaram o produto no laboratório do curso de Farmácia da instituição e espalharam os frascos pelo centro de ensino e em um lar de idosos da região. “Essa produção já fazia parte de nossas aulas, então aproveitamos para ajudar quem precisa neste momento”, afirma a professora e coordenadora do curso, Fernanda Pinheiro.

Segundo ela, a primeira remessa foi preparada por seis estudantes na semana passada, enquanto a última produção ocorreu quarta-feira (18) no campus da Unef. “Nossas aulas estão suspensas, mas convidamos vários professores para vir ajudar, voluntariamente, na ação, e eles aceitaram”, comemorou a baiana, que participou da produção de quase 15 quilos do produto à base de carbopol, trietanolamina, glicerina e álcool 70%.

Ação da Ambev

E a última iniciativa da nossa lista também foi divulgada esta semana pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), que decidiu usar o álcool de sua linha de produção para uma finalidade especial: fabricar 500 mil garrafas de álcool em gel. As unidades serão produzidas na cervejaria de Piraí, no Rio de Janeiro, e distribuídas gratuitamente aos hospitais públicos municipais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Para isso, a empresa informou que disponibilizará o produto em garrafas PET — como as utilizadas para suas bebidas — e se responsabilizará por toda logística de distribuição. Segundo a nota divulgada pela companhia, serão entregues 5 mil unidades em cada hospital público das capitais escolhidas e o trabalho deve ser concluído ainda este mês.

O Boticário

Assim como a Ambev, a empresa O Boticário também anunciou a doação de 1.700 quilos de álcool em gel. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (19) e os produtos serão entregues à Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba para auxiliar no combate ao coronavírus.

As unidades recebidas fazem parte da linha Cuide-se Bem da companhia, possuem concentração de 78% de álcool etílico e podem eliminar cerca de 99,9% das bactérias. Além disso, representantes da O Boticário garantem que a iniciativa faz parte da missão da empresa já que, “quando cada um faz a sua parte, o todo fica cada vez mais forte”.

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.