Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
varias fotos de viagens de familia
foto 5
Flávia Sphair

Turismo em Família

Dicas para passeios com as pessoas que você ama

Viagem de carro com crianças: dicas e ideias pra todo mundo ficar animado!

Viagem de carro pode ser até longa e um pouco cansativa, especialmente com crianças, mas tem como ser bom pra todos mesmo assim!

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal

Estamos com um feriado prolongado chegando e muitas famílias aproveitam essa oportunidade para pegar a estrada e fazer um passeio diferente, visitar familiares ou enfim, aproveitar o feriado de alguma maneira. Mas o fato é que, com crianças, os preparativos geralmente são maiores, e muitos pais tem receio ou dificuldade de programar uma viagem de carro com os pequenos, e mesmo medo, de que as coisas dêem errado e o que devia ser um descanso acabe em stress.

O fato é que, mesmo sendo uma viagem longa, os recursos hoje são bons e dá pra usar muita coisa ao seu favor. Já fiz 2 viagens consideravelmente longas com nosso filho de carro – a primeira ele tinha 1 ano e meia foram 8 horas de viagem, e a segunda foi recente, ele com 3 anos e quase 11 horas de trajeto – e mesmo com alguns imprevistos, ele ficou bem, acho que até melhor do que nós.

Por isso, por experiência própria, além de algumas dicas gerais que já passei em viagens de carro, segue mais algumas para serem usadas em viagens especificamente com crianças:

  • Viaje sem pressa e tranquilo(a): pode ser que você precise atender um choro inesperado, pegar algo porta-malas, ir em um banheiro de urgência, amamentar, limpar aquela bagunça… tudo pode acontecer. Então, espere por tudo isso e leve numa boa. Faça paradas que, afinal, são essenciais para melhor circulação do corpo também. Definitivamente uma viagem com crianças é sempre mais longa que apenas com adultos. Aliás, para as mães que amamentam, nada de fazer isso com o carro em movimento, é muito perigoso. Escolha um local para parar e alimentar seu filho, segurança é fundamental.
  • Crédito: Arquivo Pessoa
    Crédito: Arquivo Pessoa

    Escolha um horário de sono, ou mais adequado para vocês: pessoalmente, meu horário favorito é sair bem cedinho, com o dia amanhecendo. Não é o caso para uma viagem curta, mas se for mais 4 horas de carro já aplico a regra se for possível. Deixo uma muda de roupa separada, e vai de pijama mesmo, pois a maioria das crianças dorme bem no carro, trocando na hora da primeira parada. Dica é ter uma almofadinha de pescoço ou aquela para o cinto de segurança (você encontra em lojas virtuais e lojas infantis grandes, e com artesãs) para continuarem a dormir melhor. Aí eles acordam quando já passou um bom trecho da estrada. É possível fazer isso do modo inverso, à noite, mas por ser mais perigoso, a atenção precisa ser redobrada. Faça isso somente em estradas que já conhece. Horários que não são de pico são mais tranquilos, tem menos carros na alta temporada, e a estrada não é tão quente (e calor no carro é complicado).

  • Documentos na mão: não se esqueça de não apenas estar os documentos do carro e com seus documentos em ordem: as crianças devem estar todas com documentos também, inclusive autorizações de pais separados e similares. É bom para todos e não existe problemas nas fiscalizações.
  • Leve passatempos, mas também joguem juntos: os dvd’s portáteis são sempre uma mão na roda para viagens longas, e sou à favor de usá-los em alguns períodos (deixe sempre para a hora que eles estiverem mais cansados, separe filminhos, empreste se for o caso, ou compre alguns dos mais baratos, eles curtem mesmo os mais antigos), porque vale realizar jogos de viagem, como pedir pra identificar cores ou que está vendo na estrada, fazer charadas e adivinhações, cantar músicas e até pedir para eles pensarem em jogos nos dias prévios para serem feitos na viagem. Uma boa playlist e seleção de músicas também é uma ótima pedida para todos cantarem. Evite brinquedos ou algo que possa causar enjoo (como livros). Aproveitem enfim pra conversar e curtir esse tempo em família, ver paisagens e aproveitar um tempo de união que nem sempre temos!
  • Faça um “check” antes de sair: peça aos pequenos para irem ao banheiro, mesmo que não queiram muito, ver se pegaram brinquedos e tudo que desejam levar, se desejam um levar um lanchinho, se suas malas estão ok, caso eles tenham arrumado algumas coisas por conta. Quando uma criança vê que está sem algo que não fica sem, como uma naninha ou um brinquedo favorito – ou pede pra fazer xixi em um local que não dá pra parar, é complicado de driblar o problema, e dá pra tentar evitar! Vale até mesmo não tomar tanto líquido algumas horas antes da estrada.
  • Tenha na mão itens essenciais: em caso de atrasos, congestionamentos e similiares, é bom estar com itens importantes de bastante uso na mão. Isso vale pra medicamentos, fraldas e lencinhos, água, lanche,

Quer saber mais sobre como se programar para uma viagem de carro mais tranquila? Leia também:

> Na estrada: Deixe seu carro e a viagem de toda a família em ordem e com muito bom humor

> Pé na estrada? 7 opções de parada no Centro-Sul para a família

Tenho certeza que as viagens de carro serão cada dia melhores. Quem sabe todo mundo pega gosto e vocês saem explorar o Brasil e o mundo à 4 rodas? Tem muita gente fã, e pessoalmente acho bem gostoso: temos a oportunidade de apreciar e ver lugares que não vemos de avião e mesmo de ônibus ou outros meios.

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

 

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também