Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock
Crédito: Bigstock
Virtudes e Valores

7 passos para mulheres criarem amizades sólidas

Frequentemente, mulheres não se sentem à vontade para falar de tudo com seus maridos, irmãos ou outros homens. Todas precisam de amigas.

A amizade é importante para todos. Ela nos mantém firmes, ligados aos outros e nos desafia a sermos mais autênticos e altruístas. As mulheres, contudo, frequentemente não se sentem á vontade para falar de tudo com seus maridos, irmãos ou amigos homens. A ciência diz que, devido a diferenças significativas no cérebro de homens e mulheres, falta nessas relações uma sintonia emocional que só é obtida na cumplicidade com outras mulheres.

Pesquisadores descobriram que conversar com quem pode satisfazer adequadamente a necessidade de ser ouvido tem impactos bastante positivos na saúde. Isso ocorre por causa de um hormônio chamado oxitocina que é liberado na corrente sanguínea e faz com que a pessoa se acalme.

Mas como mulheres adultas podem desenvolver amizades maduras que tragam benefícios para todas as envolvidas?

  1. Seja autêntica

Seja autêntica e real. Já acabaram os jogos que fazíamos na escola – se você quer uma amizade forte, precisa ser você mesma. É pegar ou largar. Aceite que não é todo mundo que vai amar você e ser sua amiga. Não tem problema, você não precisa disso. Deixe que isso signifique um novo começo para você hoje. Você não precisa ser “tóxica”, nem se conectar com gente “tóxica”.

  1. Ouça

Foque em ser mais empática e ouvir mais. É fácil cansar de alguém que apenas desabafa o tempo todo. E seja honesta: você está de fato escutando e compreendendo suas amigas? Ninguém é perfeita, mas reflita sobre como você pode ser uma amiga melhor.

  1. Comunique-se com humildade

Jamais suponha que sabe de tudo: comunique-se de maneira humilde. Descubra como você pode ajudar e como pode ser ajudada. De novo, seja honesta e transparente. Quando vierem as dificuldades – e elas virão – encare-as a partir de um ponto de vista amoroso, e não arrogante. É melhor fomentar a paz do que atiçar atritos que possam desfazer um forte laço.

  1. Conecte-se espiritualmente

Isso ajuda a sua saúde e fortalece a amizade de vocês através de um objetivo comum. Pode ser ir à igreja, fazer missões ou participar de ações de voluntariado. O que importa é unir-se a pessoas que desejam servir as outras através do serviço ou motivadas pela fé. Além disso, quando trabalhamos em equipe, desenvolvemos a confiança e estreitamos os laços.

  1. Não pense em números

Você não precisa ter centenas de amigos nas redes sociais para ser feliz. Mesmo se você tiver somente uma amiga, é melhor do que ter várias amigas falsas. Invista nessa amizade, e não naqueles que apenas curtem as suas postagens. Essas são pessoas em que você pode confiar ou somente mais um número na lista?

  1. Seja digna de confiança

Seja confiável. Se você não pode guardar um segredo, você não é uma boa amiga. Foque em ser uma pessoa de caráter e não alguém que fofoca tudo o que sabe. Se você quer confiança, seja confiável. Seja alguém que cumpre as promessas e que é fiel, reciprocamente.

  1. Não tenha medo de mudanças

Às vezes as estações mudam nas amizades e temos que seguir em frente. Isso é normal. As pessoas mudam constantemente e quando os interesses são outros, as pessoas se afastam. Algumas pessoas de quem você nunca pensou em se aproximar se tornarão as melhores amigas que você já teve. Todos nós já tivemos amigos ruins. Se eles existem na sua vida, é hora de repensar quem vai e quem fica. Confie e comece hoje a criar amizades fortes.

 

Com informações de BeliefNet.

Colaborou: Felipe Koller.

Leia também