Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Estudantes do Saint Patrick College, de Belfast, capital da Irlanda do Norte (foto: divulgação)
Estudantes do Saint Patrick College, de Belfast, capital da Irlanda do Norte (foto: divulgação)
Religião

Tradicionalmente protestante, Irlanda do Norte deve ter maioria católica em 2021

Entre as crianças em idade escolar, a diferença já é grande: 51% delas são católicas e 37% protestantes.

O que cem anos atrás parecia algo impensável na Irlanda do Norte provavelmente se tornará realidade em breve: o número de católicos deve ultrapassar o de protestantes em 2021. Historicamente, os católicos lutaram pela independência da Irlanda, enquanto os protestantes – a maior parte presbiterianos – se congregaram no norte da ilha, optando por manter os laços com o Reino Unido.

“Dentro de três anos, creio que estaremos em uma situação irônica em que, justamente em seu centenário, este Estado terá uma maioria católica”, diz o doutor Paul Nolan, que estuda as tendências sociais da Irlanda do Norte.

Casamento gay não é um direito, diz suprema corte da Irlanda do Norte

Segundo o último censo, realizado em 2011, os protestantes superavam os católicos em apenas 3%. Os números mais recentes mostram que em todas as faixas etárias os católicos já superam os protestantes, exceto entre os maiores de 60 anos. Já entre as crianças em idade escolar, a diferença já é grande: 51% delas são católicas e 37% protestantes.

Segundo Nolan, isso não significa necessariamente que a Irlanda do Norte deva se preparar para novos anseios de independência do Reino Unido – mas é bom ficar de olho. As disputas religiosas foram por muito tempo parte da história da Irlanda do Norte, que incluíram enfrentamentos violentos entre católicos e protestantes entre as décadas de 1960 e 1990.

 

Com informações de Infocatolica

*****

Recomendamos também

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também