Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Homem com dedos nos ouvidos
Bigstock
Religião

Ateus são mais intolerantes a outros pontos de vista do que religiosos, diz estudo

Embora ateus tendam a se considerar "mais abertos", a pesquisa mostrou que são os religiosos que lidam melhor com quem pensa diferente

Pessoas religiosas tendem a tolerar mais os pontos de vistas dos outros do que os ateus. É o que diz um estudo do departamento de psicologia da Universidade Católica de Louvaine, na Bélgica, que entrevistou 788 pessoas de várias crenças no Reino Unido, na França e na Espanha. O curioso é que a pesquisa mostrou que, embora na prática sejam mais intolerantes, os ateus consideram a si mesmos mais abertos do que os religiosos.

As pessoas religiosas “parecem perceber e integrar melhor as perspectivas diferentes”, segundo os pesquisadores. De acordo com Filip Uzarevic, um dos seus autores, o estudo – intitulado “Os ateus são não-dogmáticos?” – demonstra que “a relação entre a crença e a tolerância depende unicamente da mentalidade de cada pessoa”. Foram entrevistados 445 ateus e agnósticos, 255 cristãos e um grupo de 37 muçulmanos, judeus e budistas.

Ateísmo não pegou e religião cresce com força no Leste Europeu, mostra estudo

A ideia do estudo surgiu, segundo Uzarevic, porque apesar de muitas vezes o discurso público de grupos conservadores ser aberto, a opinião pública os percebe como pessoas de mente fechada. Do mesmo modo, para os pesquisadores o senso comum tende a considerar que quanto menos ligado à religião, mais tolerante seria o discurso.

O estudo distinguiu três aspectos de rigidez: o dogmatismo autodeclarado, que mediu posições entre a certeza de uma crença sem justificativa e a ausência de defesa de qualquer crença; a intolerância à contradição, medida através do mínimo consentimento a afirmações de crenças diferentes; e a baixa disposição a enxergar do ponto de vista do outro, medida pela técnica de viés de confirmação.

A pesquisa não registrou diferença significativa entre a postura de ateus e agnósticos. Esses grupos pontuaram pouco no primeiro aspecto, mas superaram os religiosos no segundo e no terceiro. Não foram detectadas diferenças significativas entre os três países pesquisados. O estudo foi publicado na edição da revista Personality and Individual Differences datada de outubro de 2017.

 

Leia um resumo da pesquisa.

 

Com informações ACI Prensa.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

 

 

9 Comentários
  1. Em um país LAICO, esse tipo de texto é um desserviço, muito fácil falar que ateus são intolerantes sendo que a sociedade nao é tolerante com essa minoria. Ateus são hostilizados e demonizados por todas as religiões, mas nós é que somos intolerantes. Uma pena que uma página ruim e com valores ultrapassados esteja atrelada a um jornal de tamanha magnitude como a Gazeta.

  2. Seria necessário um estudo acadêmico para provar a superior tolerância de pessoas religiosas? Penso que não, afinal temos provas da superioridade moral e da tolerância sempre que modos diferentes de pensar surgem no caminho de pessoas religiosas,O conflito entre católico e protestantes na Irlanda do Norte e entre Muçulmanos Sunitas e Xiitas são uma prova. Com certeza na “noite de São Bartolomeu” na Paris do Século XV quando católicos massacraram 17000 protestantes havia algum ateu insuflando o movimento. Hitler era um católico fervoroso, Truman filho de pastores da Igreja Batista são exemplos vivos da tolerância religiosa. Mas os ateus Darwin, Einstein, Galileu, Salck, Dawkins, Curie, só trouxeram discórdia para este mundo.

  3. Pesquisa feita por uma universidade catolica e tendenciosa.
    Sera que o deus biblico tolera o aborto ? tolera o homossexualismo ? Tolera a abolição da escravatura ? O deus biblico tolera o descrente ? O cético ?
    tolera quem julga os outros ?
    Quem é intolerante então ?

Leia também