Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

Todas as noites a mesma história? Entenda porque as crianças gostam dessa rotina noturna

Pode soar estranho, mas as mesmas palavras ditas todas as noites ampliam o vocabulário das crianças, e essa rotina ainda faz com que elas se sintam donas de seu próprio mundo

Você já chegou naquele momento da vida em que já decorou toda a história que seu filho pede para ouvir antes de dormir? Nem precisa mais ler de fato, só abre o livro e começa a contar exatamente o que está escrito, de tanto que já repetiu aqueles versos. Talvez para você essa rotina noturna esteja se transformando em uma tortura, mas para o seu filho parece que é tudo novo. E porque será que eles gostam tanto dessa repetição?

É claro que estar perto dos pais à noite traz conforto aos filhos. E como já dissemos aqui no Sempre Família, ler junto com as crianças é uma forma de criar vínculos importantes. Mas muito além disso, e não menos importante, estão questões do desenvolvimento social e cognitivo da própria criança. Pode soar estranho que as mesmas palavras ditas todas as noites ampliem o vocabulário das crianças, mas é exatamente o que acontece.

Por que contar histórias para as crianças dormirem é tão importante

A psicóloga infantil Joanne Cummings, de Toronto, explicou ao Today’s Parents, que a partir dessa repetição de palavras, as crianças aprendem melhor a formar frases. “Elas estão atentas ao que ouvem com frequência e são capazes assim, de processar melhor as palavras e realmente lembra-las no futuro próximo”. Perceba que as histórias infantis e as canções de ninar repetem ideias e versos, justamente para que marquem a memória dos pequenos.

Mas não é só isso. Esse fenômeno vai além da alfabetização ao oferecer às crianças algo que elas anseiam: controle. A simples rotina de ler o mesmo livro várias vezes dá a elas a oportunidade de começar a estruturar seu próprio mundo. “Em um nível socioemocional, isso permite que elas se sintam no controle de suas vidas durante todo o dia”, ressalta Joanne. “Eles sabem o que vai acontecer, tanto na história quanto no fato de que há um momento reservado para isso em seu dia”, sugere a psicóloga. “É um sinal para se acalmar, aconchegar-se, sentir-se confortável e não há surpresas. Isso proporciona conforto para elas”.

Mudanças na rotina

Apesar de gostarem dessa repetição como dissemos acima, em determinado momento elas mesmas vão sugerir uma mudança. Mas não se anime tanto! Ela provavelmente buscará uma pequena alteração naquilo que lhe é dito diariamente, no intuito de conhecer coisas novas, mas o ritual da história para dormir, se manterá.  É bem provável que ela traga uma sugestão, por ter conhecido uma nova história na escola ou por ter ouvido de um amigo algo diferente. E perceba que ele não se distancia muito do gênero que costumam ler juntos, justamente pela questão do controle. Mas tenha a certeza de que ele estará ávido por novas rimas e versos que ampliem seu vocabulário e o façam crescer como indivíduo.

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também