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Saúde

Sete atitudes para a família toda adotar hábitos saudáveis

Algumas ações simples podem ajudar todos de casa a viver melhor e com mais saúde

O dia 7 de abril é considerado o dia Mundial da Saúde pelas Nações Unidas porque neste dia foi fundada a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa data é usada em todo o mundo como uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância de adotar hábitos saudáveis. Por isso, listamos algumas atitudes que podem fazer muito bem para você e sua família.

Diversão ao ar livre

Que tal trocar os jogos de videogame e os passeios em shoppings por um programa em família ao ar livre? O ar puro de um dia no campo ou uma simples caminhada num parque ajudam a ensinar à criança que o exercício físico pode ser uma rotina prazerosa. Além disso, as atividades familiares ajudam a fortalecer os laços entre pais e filhos e entre irmãos. Deixar a preguiça de lado e curtir a natureza junto com a família vale a pena. Aproveite!

Cuidado com o outro

É na vida em família que se aprende uma das grandes lições da vida: cuidar do outro. Prestar atenção ao bem-estar de quem está perto de nós é uma ação que nos ajuda a adotar o hábito de zelar pela saúde de toda a família. Isso contribui, por exemplo, na prevenção de acidentes domésticos e a perceber quando alguém de casa não parece muito bem.

Médico amigo

Famílias saudáveis não deixam de buscar o apoio de médicos e especialistas quando necessário. Os pais devem ensinar desde cedo às crianças que ir ao médico é uma forma de cuidar da saúde e não um castigo. O mesmo vale para vacinas e remédios, nem sempre agradáveis aos pequenos. Pais e mães que cuidam da própria saúde e ajudam os filhos a se cuidar melhor.

Refeição em família

Um dos fatores fundamentais para garantir a boa saúde é cuidar da alimentação. Refeições em família podem ser um meio de incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis, principalmente pelas crianças. Ver pais e irmãos reunidos em torno de uma mesa rica em frutas e verduras, com menos alimentos industrializados e mais “receitas de família”, tem muito mais impacto na construção de hábitos alimentares saudáveis do que qualquer outra coisa.

Sem estresse

Quando se fala em saúde não se pode esquecer do lado emocional. Aprender a resolver conflitos e lidar com situações de estresse ajuda na manutenção de uma vida mais saudável em todos os sentidos. Para isso, é preciso exercitar a capacidade de perdão e de diálogo dentro da família.

Esportes

Já pensou em praticar esportes em família? Andar de bicicleta, fazer trilhas, jogar peteca. Vale qualquer esporte ou jogo que trabalhe a atividade física em grupo. Mas não exagere, principalmente se as pessoas ainda não estão habituadas a fazer atividades físicas. No caso de jogos ou esportes competitivos, tente desenvolver uma competitividade saudável, focada na própria superação e não em revanchismos.

Sono

Dormir bem é indispensável para quem quer manter a boa saúde. Estabelecer horários para dormir, principalmente no caso de crianças pequenas, ajuda a criar uma rotina benéfica nesse sentido. Para isso, leve em conta o horário em que será preciso acordar no dia seguinte e a necessidade de sono de cada um.

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