Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

Serenidade: um antídoto eficaz contra o estresse

Uma pessoa serena estabelece prioridades, atende a cada um deles com clareza de pensamento e cumprimento do dever

Quando suas responsabilidades fazem com que você chegue a um limite,  se tornará uma pessoa estressada e essa mudança de comportamento pode prejudicar o convívio como todos aqueles com quem você convive, incluindo sua família. No entanto, você pode superar esse problema mantendo-se sereno. Aquele que é sereno consegue permanecer calmo em meio a problemas ou conflitos.

Constância, a virtude de quem atinge metas

Respire fundo e procure ser sereno em todas as circunstâncias, assim você vai adquirir um estado de espírito pacífico, que é muito diferente da passividade ou da preguiça. A pessoa serena estabelece prioridades, atende a cada uma delas com clareza de pensamento e cumprimento do dever. Essa característica anda de mãos dadas com a objetividade e com a calma, e ambas podem te ajudar diante de uma momento de desespero ou desânimo.

A serenidade também propicia o autocontrole, a virtude que ajuda o ser humano a processar impulsos, sentimentos e emoções, isto é, externalizá-los da melhor maneira possível – pense sempre antes de agir. Quando o estresse é alto, a serenidade desaparece. Portanto, a principal forma de reduzir os efeitos do estresse em sua vida é alcançar um estado sereno que possibilite “cuidar” do que é real e possível, a fim de se acalmar diante do que está fora do seu alcance resolver.

Chaves para neutralizar situações estressantes

Você pode evitar o estresse. Assim como há situações que saem do seu controle, há muitas outras que é possível exercer controle sobre elas. Confira algumas chaves para recuperar a serenidade e evitar esse lugar para contingências ou situações que geram tensão:

1. Aprenda a delegar

Delegar significa distribuir tarefas a outras pessoas que serão capazes de realizá-las, às vezes, da mesma maneira como você faria. É uma maneira de aliviar as cargas, usando as ferramentas que o cercam para cumprir um propósito. Quando alguém tenta cuidar de tudo, a coisa mais normal é que ela desmorone em algum momento. Saber delegar, seja no trabalho ou em casa, da mesma forma que pedir ajuda, é acreditar nas habilidades dos outros e depositar um voto de confiança neles.

2. Planejar, agendar, organizar 

A falta de previsão é a principal fonte de tensão em muitas pessoas. O planejamento fornece segurança e controle da situação, eliminando, assim, qualquer possibilidade de estresse. Basta fazer a preparação de uma reunião ou da rotina familiar com antecedência para ver o alívio que você sente.

3. Priorizar 

Avalie suas tarefas de acordo com a importância e siga aquilo que estipulou como meta. Além disso, desenvolva a capacidade de detectar situações importantes e de urgência. Isso facilitará até mesmo para que você consiga ter mais tempo com sua família, que deve estar no topo de suas prioridades. Quando seu parceiro e filhos têm um lugar de destaque na sua agenda, não importa o que aconteça, você deve honrar os compromissos firmados com eles.

4. Seja assertivo 

Comprometa-se com o que você pode realizar. Lembre-se de que a assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, não ficando em dúvida com relação àquilo que consegue ou não fazer, e nem do que é, ou não, prioridade. Quando você assume tantas responsabilidades certamente fará muito, mas talvez não muito bem.

5. Saúde física e mental 

Está provado que o exercício é uma excelente maneira de canalizar as tensões do trabalho diário. Bem como comer de maneira saudável. Existem muitas terapias para encontrar tranquilidade, dentre aquelas recomendadas por médicos e psicólogos, como hobbies, esportes, leitura e música, que tranquilizam. As atividades em família também são importantes nesse processo.

6. Definir limites 

Você, mais do que ninguém sabe até onde pode chegar. E a pessoa serena sabe que estar um passo atrás de seu limite é fundamental. Quando você ultrapassa barreiras e começa a ter problemas de saúde e relacionamento por conta do estresse é hora de parar, respirar fundo, reprogramar a rota e seguir o caminho sem fazer estragos maiores à sua sanidade e à de sua família, seus amigos e colegas.

Com informações de La Familia Info

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também