Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Trabalho

Seja mais produtivo: reserve a primeira hora do dia para seus projetos pessoais

Se você já acorda respondendo e-mails, há grandes chances de os seus projetos mais significativos ficarem estagnados.

Para ser bem-sucedido, é imprescindível dar conta de avançar nas suas próprias prioridades antes de atender aos pedidos dos outros. Isso significa começar cada dia de maneira pró-ativa, realizando aquilo que é mais importante para você antes de voltar a atenção às “urgências” dos outros.

O colunista Andrew Merler, especialista em bons hábitos, produtividade e bem-estar, recomenda salvaguardar a primeira hora de cada dia de trabalho, dedicando-a para atender aos seus interesses. “Reservar essa hora, toda manhã, para progredir em suas metas de curto e de longo prazo irá contribuir em grandes vitórias com o tempo”, diz ele.

Segundo Merler, se você não guardar para si essa primeira hora e, em vez disso, começar logo a responder e-mails ou a sair correndo para uma reunião, o seu trabalho mais significativo ficará estagnado. O dia vai acabar rapidinho e a sua energia se esgotará antes de você conseguir parar para se dedicar aos seus projetos pessoais.

Como usar o seu tempo de maneira mais sábia

Pode até parecer egoísta dedicar a primeira hora de cada dia só para você, mas, de acordo com Merler, essa rotina na verdade aumentará a sua produtividade, o que impactará a sua empresa. É só imaginar o quanto seríamos mais produtivos se déssemos conta da nossa tarefa mais importante do dia já de manhãzinha.

Para ajudar quem se entusiasma com a ideia, o colunista dá as seguintes dicas:

  1. Bloqueie a primeira hora de cada dia de trabalho. Reserve de verdade esse horário para você e não marque encontros ou telefonemas para aquela hora. A não ser que seja obrigado, peça gentilmente para remarcar convites que caiam nesse horário. E se você precisar atender a um compromisso nessa hora, considere começar o seu dia uma hora antes.
  2. Estabeleça antecipadamente uma lista de tarefas. Use um minutinho da noite anterior para fazer uma lista com, no máximo, três itens importantes em que você deve progredir naquela hora só sua. Comece sempre com o mais importante da lista e só avance para o seguinte quando o tiver cumprido.
  3. Isole-se das distrações e perturbações. Encontre um lugar tranquilo em que você não seja interrompido. Evite a caixa de e-mails, redes sociais, WhatsApp e telefonemas, que podem sugar a sua hora sem que você perceba.

Com informações de Motto/Time.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também