Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Terceira idade

Proximidade entre avós e netos reduz risco de depressão

Estudo norte-americano mostrou que quanto mais úteis os idosos se sentem para a família, mais psicologicamente saudáveis eles permanecem

Um estudo publicado nos Estados Unidos em 2013 reforçou de forma acadêmica o que o bom senso é capaz de concluir. A proximidade com os netos reduz o risco de depressão em idosos. O estudo foi liderado pela professora Sara M. Moorman, professora do Departamento de Sociologia do Instituto sobre o Envelhecimento, da Universidade de Boston.

A equipe da professora Sara estudou o comportamento de 376 avôs com idade próxima de 77 anos e 340 netos, com média de 31 anos, acompanhando a saúde mental de ambos os grupos durante o período de 1985 até 2004.

“Quanto maior o apoio emocional que avôs e netos adultos receberam um do outro, melhor sua saúde psicológica”, diz Sara.

Conselhos

Os participantes responderam a questões sobre o estudo periodicamente. Perguntava-se, por exemplo, quantas vezes eles ajudaram uns aos outros em trabalhos domésticos ou se receberam e deram caronas. Os avós que ofereceram conselhos ou pagaram pelas refeições dos netos uma vez ou outra se sentiram úteis e apresentaram menos sintomas depressivos. Para os pesquisadores, isso sugere que uma relação em que há ajuda mútua é a mais saudável.

“A maioria de nós foi criado para acreditar que a maneira de mostrar respeito com os mais velhos da família é ser solícito e cuidar de todas as suas necessidades, mas todas as pessoas se beneficiam ao se sentirem necessários.” As conclusões da pesquisa motivam a professora Sara a sugerir: “deixe seu avô te dar um cheque em seu aniversário, mesmo que ele esteja aposentado e você tenha um trabalho de verdade há anos”.

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva para nós e dê sua opinião!

Curta nossa página no Facebook e siga o perfil do Sempre Família no Twitter.

Leia também