Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
bebê fofo vestido de branco com olhos azuis
Foto: Bigstock
Curiosidades

Por que muitos bebês nascem com olhos azuis que depois mudam de cor?

Muitos pais acabam se enganando sobre a cor dos olhos da criança por causa desse fenômeno, mas a ciência explica o que ocorre

A maioria das pessoas de pele branca nasce com os olhos azuis. Poucas, porém, conservam essa cor na idade adulta; durante a infância, a cor da sua íris geralmente muda do azul para o castanho. Por que isso acontece?

Esse fenômeno tem a ver com a mudança nos níveis de melanina no desenvolvimento da criança. “A melanina aumenta depois do nascimento”, disse ao site Live Science o doutor Norman Saffra, chefe de oftalmologia no Maimonedes Medical Center, em Nova York.

A formação de um bebê no ventre materno em fotos incríveis

A melanina é um pigmento. Quanto mais melanina você tiver na pele, nos olhos e nos cabelos, mais escuros eles serão. Pouca melanina na íris faz com que a sua aparência seja azul. Um pouquinho mais, e ela se torna verde ou cor de mel. Muita melanina faz a íris ser castanho escuro.

Saffra compara o aumento de melanina na íris dos bebês com o surgimento de penas em pintinhos. “A cor do olho não se fixa antes dos dois anos de idade”, explica ele. Só a partir daí a quantidade de melanina fica estável.

Bebês negros e de outras cores também podem nascer com os olhos azuis, mas isso é bem mais raro do que entre bebês brancos. “Indivíduos de pele mais escura geralmente têm bebês de olhos castanhos, porque os bebês já nascem com uma quantidade maior de pigmento”, diz Saffra.

 

Com informações de Live Science.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também