Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Religião

Pendurar terços no espelho retrovisor do veículo agora é proibido nas Filipinas

As autoridades do país – que têm entrado em conflitos com os católicos – fundamentaram a lei com base em "preocupações com a segurança".

Entrou em vigor na última sexta-feira (26/05) nas Filipinas uma lei que proíbe pendurar terços e outros objetos religiosos no espelho retrovisor ou fixá-los no painel. As autoridades do país – que há tempos têm entrado em embates com a população católica filipina – fundamentaram a lei com base em preocupações com a segurança.

Além dos objetos no retrovisor e no painel, a lei, que busca eliminar distrações para os condutores, proíbe usar o celular, maquiar-se ou ingerir bebidas e alimentos ao dirigir. Para o padre Jerome Secillano, secretário de assuntos públicos da conferência episcopal do país, a proibição é um “exagero, insensível e carente de bom senso”.

Crucifixo em prédio público não fere laicidade do Estado, afirma CNJ

“Concordo que se proíba o uso do celular enquanto se dirige, mas não vem absolutamente ao caso proibir a exibição de pequenas imagens religiosas em automóveis”, ressaltou o padre. Já a Piston, uma associação de motoristas e proprietários de veículos de transporte público do país, afirmou não haver evidência de que terços e símbolos religiosos tenham causado acidentes.

As Filipinas são o único país asiático em que a maioria da população é cristã. Os católicos são 80% do país. O presidente, Rodrigo Duterte, também se diz católico, mas tem provocado uma série de atritos com a Igreja filipina. Os bispos do país não poupam críticas a suas políticas de pena de morte e saúde reprodutiva – o que Duterte costuma responder com insultos, inclusive ao papa Francisco.

 

Com informações de Actuall.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

2 Comentários
  1. Qualquer penduricalho no retrovisor ou painel vai consumir parcela muitas vezes importante de sua atenção ao volante. Com o tempo a pessoa passa a perceber movimentos periféricos sem que precise desviar o foco principal do trânsito. Com penduricalhos sacudindo ali o tempo todo fica difícil discernir se o movimento detectado pelos olhos é “importante” ou se é o penduricalho balançando ali. Deixem quem entende tecnicamente de segurança decidir as coisas. Padre sabe pregar. Se nao fez curso técnico de trânsito, não sabe opinar. As pessoas banalizam as coisas erradas depois reclamam dos efeitos.

Leia também