Bigstock| Foto:

É natural que a mulher esteja muito mais envolvida com a gravidez, por toda a ligação física e emocional que há nessa relação. Mas isso não isenta o pai participar de todas as etapas, contribuindo não só para o bem-estar da mãe, mas também do bebê que se desenvolve ali dentro.

CARREGANDO :)

Há evidências científicas de que homens experimentam mudanças hormonais se estiverem envolvidos na gravidez de sua mulher. “Os níveis de testosterona diminuem e começam a sincronizar com os níveis hormonais das mães. Isso faz com que homens se tornem menos agressivos, mais envolvidos e protetivos”, explicam os pesquisadores Linda M. Richter e Tawanda Makusha, em um estudo sobre a importância da presença do pai, nos primeiros 1000 dias do bebê. 

O pai tem, ainda, papel importante no encorajamento de atitudes saudáveis por parte da mãe, que influenciam indiretamente a gravidez e o desenvolvimento do bebê. Isso está associado ao nascimento da criança com peso saudável e a menores taxas de parto prematuro. Por exemplo, o envolvimento do pai durante a gravidez pode fazer com que as mães busquem tratamento pré-natal mais cedo.

Publicidade

Diante da importância dessa participação ativa do pai durante a gravidez, listamos sete recomendações inspiradas em um artigo do site LaFamilia.com, para que os homens apoiem as mulheres nessa emocionante aventura:

1. Informe-se sobre a gravidez

Os livros sobre gravidez não são exclusivos para mulheres. Os pais também devem seda interessar pelo tema. Desse modo, podem ajudar a parceira a tomar decisões e conhecer cada detalhe do desenvolvimento do filho que está à caminho.

2. Acompanhe o pré-natal

Esteja, sempre que possível, junto à sua mulher nos exames e nas consultas do pré-natal. Essa atitude vai fazer com que a grávida se sinta amparada e ainda permitirá que você, como pai, fique cada vez mais próximo de seu filho, ao estar por dentro de cada etapa de desenvolvimento dele.

Publicidade

3. Ofereça segurança, apoio e confiança

Faça todo o possível para poupar a mãe de situações estressantes e seja compreensivo com as dificuldades dela. As mudanças físicas, hormonais e emocionais são próprias da gravidez e podem tornar a mulher mais sensível. Compreensão, afeto e companhia são fundamentais. Evite, também, que amigos e parentes sobrecarreguem a mulher com preocupações e palpites desnecessários. Se for preciso, diga a eles que vocês preferem decidir tudo a dois.

4. Zele pela saúde materna

Anime sua mulher a fazer atividades físicas e seja companheiro na busca de uma alimentação mais saudável. Garanta que todos os que estão mais próximos façam parte desse esforço, especialmente evitando que fumem perto dela.

5. Dê a ela tempo para descansar

Publicidade

Além da rotina normal, a mãe tem os compromissos próprios da gravidez e está envolvida com os preparativos práticos para a chegada do bebê. Aumente sua participação nas tarefas da casa, nas compras e nas demais diligências domésticas. A ideia é aliviar a carga dela.

6. Conversem sobre suas preocupações

É muito importante que você ouça as preocupações de sua mulher sobre a gravidez, o nascimento e a mudança de rotina com a chegada do bebê. Com delicadeza, expresse também as suas preocupações. Em juntos busquem soluções prévias e se preparem para a vinda do bebê.

7. Fale com o bebê

Os especialistas recomendam que o pai fale com o bebê e acaricie a barriga da mãe para fortalecer o vínculo entre pai e filho. A partir do quarto mês o bebê pode ouvir os sons exteriores. Lembre-se que ele está envolto pelo líquido amniótico, por isso não sussurre: use seu tom de voz normal.

Publicidade

***

Recomendamos também:

Publicidade

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.