Simplificar a rotina e o ambiente da criança e reduzir a carga de informações e atividades vai ajudá-las a se desenvolver melhor.
Simplificar a rotina e o ambiente da criança e reduzir a carga de informações e atividades vai ajudá-las a se desenvolver melhor.| Foto: Edi Libedinsky/Unsplash

Se o ritmo de vida faz com que os pais fiquem ocupados demais e sintam que estão perdendo o controle ou o contato com os filhos, é hora de simplificar. Os benefícios de manter uma vida simples são muitos, como mostra Sandy Kreps, da Green Child Magazine. As crianças gostam de ter tempo e espaço para explorar o mundo sem restrições muito exageradas.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Muitas atividades, muitas informações, muitas escolhas e muita velocidade deixam a rotina puxada e dão um sentimento de que o tempo todo a família está correndo para o próximo compromisso. Se os filhos não têm tempo de relaxar ou brincar, podem ficar sobrecarregados, causando um estresse desnecessário.

Simplificar a rotina e o ambiente de uma criança e reduzir a sobrecarga de informações e atividades pode ajudá-las a se tornarem menos agitadas. Consequentemente, há mais espaço para o crescimento, criatividade e relaxamento.

Muitos problemas de comportamento, hoje em dia, estão relacionados ao excesso de responsabilidades impostas aos filhos. Crianças precisam de tempo para brincar e interagir entre si. Obrigá-las a fazer escolhas que as pequenas não estão prontas para fazer é desgastante para elas, e cria uma sensação de que sempre é preciso mais.

Limpar a bagunça

Uma maneira de começar a fazer isso em casa é reduzir o número de brinquedos. Ao mesmo tempo em que a bagunça diminui, aumenta a atenção destinada à criança e, também, a capacidade de brincar porque cada brincadeira é melhor explorada.

Quando organizar os brinquedos, uma dica é deixar à mão os que os filhos gostam mais e com os quais ficam mais tempo entretidos. Geralmente os preferidos são bem simples, clássicos, sem muitos sinos ou apitos. São bonecas, bichinhos de pelúcia, trens e carrinhos.

Guardar e organizar os brinquedos em vez de deixá-los espalhados pela sala deixa mais espaço para organizar uma biblioteca, por exemplo, mesmo que bem pequena. As crianças precisam ser incentivadas a ler. Colocar almofadas no chão, construir uma casinha de bonecas ou um pequeno forte e deixar as crianças aproveitarem o espaço como acharem melhor é outro exemplo de que o simples pode, sim, ser divertido.

A família também precisa desacelerar

A rotina frenética de sempre ter que fazer alguma coisa pode ser mais simples, também. Filhos com trabalhos escolares, atividades extracurriculares, esportes e tarefas demais podem ficar estressados, já que não têm tempo livre para explorar a própria criatividade.

O ideal é limitar o tempo em frente a dispositivos eletrônicos, mantendo as crianças livres de distrações e concentradas nas atividades que escolherem. Isso também beneficia os pais, que conseguem focar em coisas mais importantes do que correr entre um compromisso e outro.

Simplificar faz bem

Diminuir o ritmo e se concentrar no que realmente é importante é um processo contínuo, não é algo a ser feito em um dia, uma tarde ou fim de semana. Mudar hábitos leva tempo por isso é importante começar devagar, com metas possíveis e acessíveis a todos.

Realinhar a vida com os sonhos é a melhor maneira de mostrar aos filhos que a esperança supera o medo. Simplificar é encontrar um lugar de equilíbrio conforme você se afasta dos exageros. Só com menos as crianças podem descobrir do que realmente gostam e o que realmente desejam.

Deixe sua opinião