Bigstock| Foto:

O lar é o primeiro ambiente de aprendizado das crianças e a convivência familiar pode gerar muitos benefícios para elas. Por isso, mesmo com uma vida corrida, é importante valorizar momentos comuns em família como ler um livro para os filhos antes de dormir, assistir a filmes juntos ou simplesmente conversar com eles sobre qualquer assunto. Quando a família se reúne todos os dias inevitavelmente os laços de afeto se fortalecem.

CARREGANDO :)

Alguns valores serão construídos exatamente durante conversas ao redor de uma mesa de jantar, nas brincadeiras entre irmãos e até mesmo no trabalho em equipe para organizar um belo café da manhã antes de todos saírem de casa. No entanto, essas e outras atitudes são frequentemente deixadas de lado em meio à vida ocupada.

Mas como é possível fazer tudo isso na correria do dia-a-dia? Para a psicóloga Juliana Pimenta, primeiramente é necessário perceber o que os tem ocupado tanto. “Depois, o próximo passo é ver o quanto esse convívio familiar tem sido prioridade na vida de cada um”. Por fim, Juliana sugere que todos encontrem momentos em comum e pensem em atividades que possam ser feitas juntos.

Publicidade

Falta de amor na família afeta o cérebro das crianças, revela estudo

Desenvolver esses momentos é essencial para o crescimento em família. “Isso é importante para que, mesmo com o passar dos anos, todos permaneçam unidos e o vínculo possa se fortalecer, proporcionando um ambiente em que a família deseja estar, viver, se desenvolver e crescer em conjunto”, observa a psicóloga. Caso estas coisas tenham sido deixadas de lado, é papel dos pais encontrar oportunidades de convivência para que o ambiente familiar não seja prejudicado.

Neste processo, é importante levar em consideração aquilo que agrada o outro e, com isso, criar uma programação que satisfaça toda a família. “Proporcione momentos que sejam do gosto de todos, um dia de um, outro dia de outro e assim por diante. Programas de diversão e comunhão desenvolvem o sentimento de família”, afirma Juliana.

***

Recomendamos também:

Publicidade

Crianças que crescem em ambiente de afeto desenvolvem melhor a espontaneidade

Como brincadeiras em família podem fortalecer vínculos

Ler em voz alta para os bebês faz bem para a sua inteligência, diz estudo

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Publicidade