Autoestima

15 frases para aumentar a confiança das crianças

  • Por Equipe Sempre Família
  • 08/01/2021 09:57
Sem confiança, poucas habilidades intelectuais poderão ser desenvolvidas nas crianças.
Quando percebemos e dizemos que nossos filhos são corajosos, por exemplo, eles também começam a notar.| Foto: Daria Shevtsova/Pexels

Numa época em que tudo acontece mais depressa, seu filho precisa de bons níveis de autoestima para crescer com qualidade. E sem confiança, poucas habilidades intelectuais poderão ser desenvolvidas.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Pensando nisso, o site norte-americano Motherly publicou uma lista com frases para inspirar e aumentar a confiança dos pequenos. Quem preparou as sugestões foi Denaye Barahona, PhD. em Desenvolvimento Infantil e autora do blog Simple Families. Selecionamos algumas das indicações de Denaye abaixo:

  1. "Você é capaz"

    Como pais, nossas palavras se tornam a linguagem interna na mente de nossos filhos. Então, deixe suas palavras corresponderem a essa crença. Evite dizer coisas como "Você vai se machucar" ou "Não caia". Nosso tom e linguagem devem transmitir confiança.
  2. "Isso foi muito corajoso"

    Às vezes precisamos expor as coisas em voz alta. Quando percebemos e dizemos que nossos filhos são corajosos, eles também começam a notar.
  3. “Eu acredito em você"

    Como pai ou mãe, você tem fé na capacidade de seu filho. Quando você comunica abertamente essa fé neles, isso a inspira dentro deles.
  4. “Você pode fazer coisas difíceis"

    Quando as coisas ficam difíceis, os obstáculos podem parecer intransponíveis. Portanto, essa frase direta dirá a eles exatamente o que precisam ouvir: reconhecimento de que é um trabalho árduo e de que eles são capazes de encarar.
  5. "Não importa o que aconteça, eu te amo"

    Nossos filhos precisam ouvir palavras que comunicam amor incondicional. Isso significa dar garantias de nosso amor independentemente do resultado.
  6. “Vamos tentar juntos"

    Às vezes, todos nós precisamos de uma mão amiga. Certifique-se de que eles sabem que você será esse apoio.
  7. “Dê o seu melhor."

    Nunca vamos ganhar tudo, fazer tudo ou ser tudo. Mas podemos dar o nosso melhor. Vamos ensinar essa lição aos nossos filhos.
  8. “Eu sei que é difícil, mas eu já vi você fazer isso antes"

    Pode parecer opressor, mas vamos dar-lhes provas de quando tiveram sucesso antes. Isso vai inspirar confiança de que eles podem fazer isso novamente.
  9. “Você é o suficiente”

    Não importa qual seja o resultado, eles precisam saber que são suficientes do jeito que são.
  10. "Você me deixa orgulhoso"

    Direto e reto ao ponto. Você pode dizer isso a seu filho quantas vezes for que nunca será demais.
  11. “Às vezes cometemos erros e é assim que aprendemos"

    Comece a conversa sobre crescer, mudar e assumir riscos. A cada desafio e conquista, o senso de autoestima dele vai crescer.
  12. “Eu sei que você deu o seu melhor e estou orgulhoso desse esforço"

    Quando os vemos trabalhando muito e dando tudo de si, podemos reconhecer esse esforço. Afinal, a vida é uma jornada, não o destino.
  13. “Parece que você está curioso sobre isso, vamos dar uma olhada mais detalhada"

    Incentive a curiosidade em crianças de todas as idades. Como resultado, elas estarão mais propensas à buscar novas informações e experiências com confiança.
  14. “Como você se desafiou hoje?"

    Confiança e autoestima são coisas que se conquistam pouco a pouco, dia a dia. Encoraje para que se supere diariamente.
  15. “Repita comigo: Eu posso fazer isso"

    As afirmações positivas são poderosas, pois podem reconectar o cérebro. Quando ensinamos nossos filhos a usá-las desde pequenos, eles colherão os benefícios à medida que crescerem.
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.