Escolher o nome do bebê pode ser uma tarefa muito simples para alguns pais, mas para outros é um desafio e tanto. Afinal, é o nome pelo qual seu filho será chamado por toda a vida e isso será parte de sua história. Muitos escolhem o nome pelo significado, para homenagear alguém querido, tem aqueles que preferem nomes bíblicos, alguns optam pelos mais alternativos, enquanto outros desejam o mais simples.
Siga o Sempre Família no Instagram!
A ferramenta digital BabyCenter Brasil elabora, todo ano, um ranking dos nomes de bebês mais populares no Brasil, a partir dos dados de bebês cadastrados ao longo do ano no site. Os dados costumam diferir do levantamento completo feito pelos cartórios de registro civil dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, que são divulgados somente nos últimos dias de cada ano. No entanto, a lista divulgada pela plataforma dá uma boa ideia das tendências que podem interferir ou não na escolha do nome do bebê que está chegando na família.
De acordo com o site, há – nada mais, nada menos – 11 anos, o nome Miguel é o mais escolhido para bebês meninos no Brasil. Apesar da permanência no topo da lista, outros nomes mais curtos também ganharam destaque em 2021, como Théo, Gael, Ravi e Noah.
Já para nomes de menina, a lista segue sendo liderada – pelo quarto ano consecutivo – pelas Helenas. As novidades de nomes femininos em 2021 são Maitê e Elisa, que vêm subindo rapidamente nas preferências.
Top 10 nomes de meninas
- Helena: a que reluz, mulher brilhante, beleza transcendental. Na mitologia, princesa filha de Júpiter e Leda.
- Alice: significa de linhagem nobre, princesa da terra, verdadeira. Nome de origem francesa, que por sua vez é equivalente a Adelaide, em alemão.
- Laura: loureiro, vitoriosa, triunfadora. Na Antiguidade, o loureiro simbolizava a vitória e a imortalidade, bem como para os antigos romanos significava a glória.
- Manuela: forma feminina de Manuel, originada de Emanuel. Significado: Deus está conosco ou Deus conosco. Emanuel se originou a partir do termo hebraico Immanuel, composto pelos elementos immánu, que significa “conosco” e El, que quer dizer “Deus” ou “Senhor”.
- Sophia: conhecimento, sabedoria ou a sábia. Tem origem no grego sophia, que significa literalmente “sabedoria”.
- Isabella: Deus é juramento ou consagrada à Deus. Alguns estudiosos consideram que este nome tenha relação com o nome Elisabete (que tem origem hebraica), aparecendo como sua forma medieval.
- Luísa: feminino de Luís. Significa combatente glorioso, guerreiro famoso ou famoso na guerra.
- Heloísa: saudável, combatente gloriosa, guerreira famosa, famosa na guerra. Tem origem germânica.
- Cecília: o nome vem da palavra em latim caecus, que significa “cega”. Era um sobrenome possivelmente usado para homenagear um ancestral que era cego. O nome também faz referência à música por Santa Cecília ser considerada a padroeira dos músicos na Igreja Católica.
- Maitê: significa amável, amada.
Top 10 nomes de meninos
- Miguel: semelhante a Deus. Nome de origem hebraica.
- Arthur: de origem celta, significa pedra, ou grande urso (animal que representa o homem poderoso e generoso).
- Théo: Deus. Theo é um nome próprio cuja origem é a palavra grega théos, cujo sentido literal é “deus”, e assim eram chamados muitos deuses gregos até que, com a chegada do cristianismo, théos passou a designar Deus – figura central das religiões abraâmicas.
- Heitor: aquele que retém o poder. Na mitologia grega, Heitor foi um príncipe que ficou conhecido pela bravura demonstrada durante a Guerra de Troia.
- Gael: belo e generoso, de origem irlandesa, o que protege ou o protegido.
- Davi: amado, querido de Deus, predileto. Embora não tenha uma relação etimológica, o verbo amor em hebraico é visualmente relacionado com o nome.
- Bernardo: de origem germânica, significa forte como um urso.
- Gabriel: homem de Deus, homem forte de Deus ou fortaleza de Deus.
- Ravi: tem origem no nome sânscrito Ravi, que significa "o Sol".
- Noah: significa “descanso”, “repouso”, “de longa vida”.