Gestação

Como reagir a sentimentos negativos em relação à gravidez

Ainda que as mulheres desejem viver da melhor forma esse tempo tão bonito da gestação, algumas realidades podem fazer com que esse período seja cheio de altos e baixos.

  • PorEquipe Sempre Família
  • 05/01/2020 13:50
Ainda que as mulheres desejem viver da melhor forma esse tempo tão bonito da gestação, algumas realidades podem fazer com que esse período seja cheio de altos e baixos.
Algumas reflexões podem ajudar a lidar com os sentimentos negativos em relação à gravidez.| Foto: Bigstock

Para muitas mulheres, a gravidez acaba proporcionando alguns momentos desafiadores. Sejam os enjoos frequentes, os comentários indesejados que se ouve de familiares e até de pessoas estranhas, ou mesmo a preocupação com o futuro daquele novo ser que está se formando.

E ainda que desejem aproveitar ao máximo e viver da melhor forma esse tempo tão bonito da gestação, as situações citadas podem fazer com que esse período seja cheio de altos e baixos.

Se você é gestante, não se preocupe porque tudo isso é absolutamente normal. Mas para te ajudar a lidar de forma mais tranquila com alguns pensamentos negativos que podem surgir durante esses nove meses, a autora, esposa e mãe de três meninas Michele Chronister compartilhou, em uma publicação no site Aleteia, três dicas e reflexões importantes:

  1. Tenha paciência com você mesmo
    Ser mãe é uma grande mudança na vida. E isso vale para as mães de primeira, segunda, terceira ou quarta viagem. Algumas mulheres conseguem se adaptar facilmente à nova realidade, mas outras passam por um processo bem mais longo e complexo. E isso não depende só dela, mas é afetado também pela cultura familiar, por sua saúde e pelo apoio que recebe. Não pense que essa demora em se ajustar é uma fraqueza. Respeite o seu próprio processo, tenha paciência consigo mesma e entenda que uma mudança de grandes proporções não é fácil para ninguém.
  2. Seja realista em suas expectativas
    A gestação em si e o pós-parto são momentos em que as emoções oscilam bastante e os hormônios estão em uma montanha-russa. Nada será como antes. Durante esse tempo, evite comparar-se a pessoas próximas que tiveram uma rápida recuperação e adaptação à gravidez e à chegada do bebê. Pode ser que sua mãe, sua melhor amiga ou sua irmã queiram lhe dizer como enfrentar esse momento, mas lembre-se de buscar compreender quem é você e como lida com mudanças, para então organizar sua nova rotina. Cada ser humano é único e, consequentemente, cada gestação também é única. Criar expectativas é inevitável, mas lembre-se que as comparações nunca são saudáveis.
  3. Escolha amar
    Há muitas mães que sofrem com a depressão pós-parto e outras que levam um período maior para conseguir se relacionar bem com seus bebês, por exemplo. Nesses momentos, as mulheres que passam por isso costumam sentir-se culpadas por não sentirem afeto por seus filhos. Se você está passando por isso, lembre-se que, independentemente do vínculo familiar, o amor é sempre uma decisão, uma escolha diária. O seu bebê é um novo ser que você acabou de conhecer, o amor e o afeto crescerão a cada escolha e gesto de amor que você faz por ele.
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.