O menino foi roubado quando tinha 2 anos e a história de busca ficou tão conhecida que virou um filme chamado Lost and Love, em 2015.
O menino foi roubado quando tinha 2 anos e a história de busca ficou tão conhecida que virou um filme chamado Lost and Love, em 2015.| Foto: Reprodução/EFE

O que parecia ser um sonho e que virou até filme, aconteceu. Após 24 anos procurando o filho desaparecido, uma família chinesa finalmente reencontrou o garoto, que hoje é um jovem, com 26 anos. Guo Gangtang e a mulher, Zhang Wenge, nunca desistiram de rever o filho e criaram uma campanha que mobilizou o país.

Siga o Sempre Família no Instagram!

No momento do encontro pai, mãe e filho foram às lágrimas. As imagens foram registradas pela polícia e divulgadas pela televisão estatal chinesa. O desaparecimento aconteceu em 21 de setembro de 1997, enquanto a mãe cozinhava o menino brincava na porta de casa.

Quando o filho sumiu Guo Gangtang começou uma busca incansável. De acordo com a agência de notícias estatal Xinhua ele percorreu 500 mil quilômetros de motocicleta – foram usadas 10 – pelas províncias da China em busca de pistas. Ele carregava poucas coisas além de panfletos e uma bandeira com a foto do filho e os dizeres “Filho, onde você está? Papai está procurando você para voltar para casa."

A história ficou tão conhecida que virou um filme chamado Lost and Love, de 2015, estrelado pelo ator de Hong Kong, Andy Lau. O diretor do longa, Peng Sanyuan, postou um vídeo na internet em que afirma que finalmente o filme teve um final feliz.

Ainda segundo a estatal Xinhua, ao longo dos anos a busca de Guo Gangtang ajudou a localizar outras 100 crianças. O The New York Times informa que não existem estatísticas oficiais sobre o número de crianças sequestradas na China, mas destaca que vários relatórios estimam que possam ser 70 mil casos por ano. O problema se deve, em parte, conforme a publicação do jornal norte-americano, à antiga política chinesa do filho único, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, pois os casais recorriam à compra de meninos no mercado negro, garantindo que assim teriam apenas um filho.

Não se sabe ao certo o que aconteceu com Guo Xinzhen depois do sequestro, mas duas pessoas foram presas e confessaram participação no caso, que envolveu a venda do então menino. A polícia diz nunca ter parado de investigar e recentemente as autoridades chinesas descobriram uma nova pista sobre o paradeiro dele.

De acordo com o ministério da segurança pública da China ele foi encontrado na província de Henan, trabalhando como professor. Análises de DNA confirmaram que se trata do filho do casal que há mais de 20 anos tentava encontrá-lo. “Nosso filho foi encontrado. De agora em diante só nos resta a felicidade”, afirmou Guo Gangtang em entrevista à televisão estatal chinesa.

Deixe sua opinião