Adolescência

7 erros que você deve deixar seu filho adolescente cometer

Dar espaço para que os filhos cometam falhas e lidem com as consequências é fundamental para seu desenvolvimento

  • PorRaquel Derevecki
  • 17/12/2019 09:32
7 erros que você deve deixar seu filho adolescente cometer
| Foto: Anton Darius/Unsplash

Os pais estão conversando na cozinha pela manhã e percebem que o filho esqueceu seu lanche em cima da mesa. Rapidamente, um deles pega o item deixado para trás, coloca no carro e muda seu trajeto naquela manhã só para entregar o alimento esquecido. Alguns dias depois, o adolescente apresenta problemas de relacionamento na escola e seus pais se organizam para ir à instituição e defendê-lo a qualquer custo. Afinal, sabem que ele não teve a intenção de cometer aquele erro.

Só que, ao mesmo tempo em que essas ações expressam preocupação e bastante parceria, também demonstram ao adolescente que ele não consegue fazer as coisas sozinho e que sempre precisará do pai e da mãe para ajudá-lo a resolver problemas.  “Nessa idade, o filho pensa que os pais não acreditam nele porque, se acreditassem, não fariam aquela tarefa no lugar dele”, afirma a psicóloga Iara Laís Raitz Baratieri.

“Nessa idade, o filho pensa que os pais não acreditam nele porque, se acreditassem, não fariam aquela tarefa no lugar dele”, afirma a psicóloga Iara Laís Raitz Baratieri.

Por isso, é necessário que os pais aconselhem seus filhos, mas também deem espaço para errarem. E o escritor Mark W. Merrill aprendeu a fazer isso na prática. Pai de cinco filhos e presidente da instituição Family First – rede de apoio que ajuda famílias dos Estados Unidos –, o norte-americano percebeu situações simples do dia a dia em que ele poderia ensinar resiliência e responsabilidade sem falar nenhuma palavra. “Você se afasta e deixa o adolescente tomar decisões que podem ter consequências dolorosas”, afirma.

Segundo ele, ainda que seja difícil para os pais deixar de lado seu instinto protetor, isso fará diferença no desenvolvimento do filho e trará resultados significativos em pouco tempo. Isso porque “os erros podem ser ótimas oportunidades de aprendizado”, garante o especialista, que listou no site iMom sete momentos em que pai e mãe podem colocar isso em prática. Veja quais são eles:

1. Deixe que falhe em um teste
Você aconselhou seu filho a desligar a televisão e deixar o celular de lado a fim de estudar para a prova, mas ele não fez isso? Então, não tenha medo de deixá-lo ir mal no teste. De acordo com Merrill, algumas vezes a criança precisará tirar uma nota ruim para entender a importância de estudar e de se esforçar para obter resultados positivos.

2. Permita que esqueça itens que precisará no treino
Na pressa, é possível que seu filho saia de casa correndo e esqueça a camisa que vestirá no jogo de futebol ou os óculos para a aula de natação. Quando isso ocorrer, não se ofereça imediatamente para ir até o campo ou à piscina entregar o item deixado para trás. Assim, o adolescente explicará aos instrutores o que ocorreu, lidará com as consequências de sua falha e procurará uma forma de solucionar o problema.

3. Deixe seu filho esquecer a lição de casa
O adolescente fez as atividades solicitas pelo professor, mas deixou as tarefas em uma pilha de papéis bagunçados? Essa é uma ótima maneira de ele aprender a ser mais organizado. Afinal, terá que explicar a situação aos educadores e lidará com o desapontamento por ter feito a tarefa e deixado ela em casa. Com certeza, terá mais cuidado na próxima vez e guardará as atividades na mochila.

4. Permita que ele esqueça seu almoço
Você preparou o lanche para seu filho e ele esqueceu de leva-lo à escola? Seja mais forte que seu extinto protetor e deixe que o adolescente procure uma solução para almoçar. “Não leve para ele”, aconselha Merrill.

5. Permita que fique com pouca gasolina
Para filhos mais velhos que sabem dirigir e usam o carro em diferentes atividades durante a semana, é importante solicitar que encham o tanque de combustível com o dinheiro que têm. Por isso, quando gastarem mais do que deveriam no shopping e ficarem sem dinheiro para abastecer, deixe que usem os litros que restam, sem encher o tanque no lugar deles. Isso os ensinará a usar seu dinheiro com mais sabedoria.

6. Deixe que use meias sujas
Você sempre pede para seu filho colocar as roupas sujas no cesto, mas ele não atende sua solicitação? Então, quando ele acordar atrasado para ir à escola de manhã e começar a correr pela casa falando que não tem meias limpas para usar, diga para pegar um par sujo. Da próxima vez, ele obedecerá imediatamente na hora de separar as roupas, pois saberá como é passar o dia com meias malcheirosas.

7. Deixe que percam algum evento
É comum os pais pedirem ao filho que limpe o quarto antes de sair para uma festa ou que faça as tarefas da escola para, então, encontrar os amigos. No entanto, é necessário manter a palavra e deixar que percam o passeio no caso de não cumprirem sua parte do acordo. “Mesmo que ele esteja pronto para sair pela porta, se o quarto estiver parecendo um desastre, não volte atrás em sua palavra”, orienta Merrill.

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.