Pensando nas tantas horas de viagem, trouxemos aqui algumas brincadeiras para entreter as crianças.
Pode ser difícil conter a animação das crianças dentro de um carro, se esse for o meio de transporte escolhido.| Foto: Bigstock

Viajar em família é uma delícia. Poder aproveitar com todo mundo alguns dias de descanso e levar as crianças para conhecerem novos lugares e culturas, é ótimo! Neste ano, claro, é preciso seguir todas as recomenda

Os preparativos para o início da aventura em família e mesmo a ansiedade para chegar ao destino fazem com que, aliás, as crianças fiquem bastante animadas. E essa animação pode ser difícil de conter dentro de um carro, se esse for o meio de transporte escolhido.

Pensando nas tantas horas de viagem que podem estar na sua agenda de férias, trouxemos aqui algumas brincadeiras para entreter a turminha:

  • Era uma vez…

    Uma história deve ser construída por todos, com personagens ou paisagens que estejam sendo vistas da janela do carro. A mãe ou o pai podem começar falado: “Era uma vez um cavalo…” e na sequência o próximo jogador repete a frase e continua a história. O jogo continua até que a história faça algum sentido, ou quem iniciou decida pelo fim dela.
  • Mala cheia

    Parecida com a brincadeira anterior, nesse jogo o primeiro participante diz “vou fazer uma viagem e levar um papel”. O próximo jogador tem de continuar a frase, acrescentando um objeto cujo nome comece coma última letra do anterior. Aqui, a intenção é que chegue ao ponto de não haver mais palavras para completar. Ah! E se errou…sai da brincadeira e o pessoal começa de novo.
  • Quem eu sou

    Em um saquinho coloque várias fotos de personagens ou pessoas famosas. Uma pessoa da família fecha os olhos, sorteia uma imagem e mostra a imagem aos amigos, sem olhar. Então pergunta: “Quem eu sou?” Então, o restante das pessoas do carro começa a dar pistas. Quando um descobre, outro é escolhido para advinhas.
  • Sentinela

    Uma pessoa olha ao redor e escolhe algum elemento. Então ele diz: “Eu sou o sentinela e vi um bicho voador”. Cada jogador faz uma pergunta para tentar descobrir o que o outro viu e ele só pode responder com “sim” ou “não”. Quem acertar primeiro será o próximo sentinela e vai propor um novo desafio.
  • Duas verdades e uma mentira

    Uma pessoa conta alguns fatos sobre ela. Duas são verdadeiras e uma é mentira. Então todos mostram ao mesmo tempo com os dedos se a afirmação um, dois ou três é a falsa. A pessoa que contou diz qual é e passa para a outra pessoa dizer três frases.
  • Bingo de placas

    Em cartelas de bingo (compradas ou feitas à mão), marca-se o primeiro número das placas dos carros que aparecerem na estrada. Um adulto pode ir dizendo os números para todos procurarem em suas cartelas. Quem fechar uma linha inteira ganha um brinde e quem fizer a cartela cheia, ganha uma revistinha de atividades.
  • Stop

    Para facilitar, aqui não se usa papel (mas também há essa possibilidade). A ideia é que uma pessoa defina uma letra e então todos dizem nomes de animais, alimentos, nomes de pessoas e cidades, até não haver mais possibilidades. Quando acaba, começa tudo de novo.
Deixe sua opinião