O impacto do amor e da liderança do pai na vida de um filho ou a falta dessas características, é capaz de deixar marcas expressivas
O impacto do amor e da liderança do pai na vida de um filho ou a falta dessas características, é capaz de deixar marcas expressivas| Foto: Juliane Liebermann/ Unsplash

O que faz de um homem um excelente pai? Quais são os exemplos que ficarão marcados para sempre na vida dos filhos e farão deles pessoas boas? Acostumado a aconselhar homens que buscam maneiras de melhorar seus relacionamentos dentro de casa e como deixar marcas positivas na família, o colunista Matt Haviland, do site All pro Dad, fez uma lista com três coisas que os pais precisam fazer de maneira consistente para alcançarem esses objetivos. Atualmente Haviland trabalha no campo da primeira infância como especialista em liderança de pais e envolvimento masculino. Veja:

  1. Amar

    O impacto de um pai que ama seus filhos de forma consistente pode durar gerações. Homens, digam aos seus filhos que os amam – cedo e com frequência. Explique que você os ama simplesmente porque são seus filhos. Além de contar diretamente, tente pequenos atos espontâneos de amor, como deixar um bilhete na mesa de cabeceira ou escrever uma mensagem no espelho do banheiro.

    Obviamente, o amor vai além das palavras. Por isso, estabelecer regras domésticas e expressar disciplina justa permite que seus filhos saibam que são valorizados e protegidos. Também define um padrão para quando forem adultos. Seus filhos podem nunca conhecer ou ver muitos dos outros sacrifícios que você fez em nome deles, mas o impacto que isso terá sobre eles é inestimável.
  2. Aprender

    Lembre-se: um pai “ensinável” é um pai envolvido – aquele que está ativamente apegado em vez de desapegado. À medida que os filhos crescem, os pais precisam se adaptar constantemente. Como pai, você deve sempre continuar aprendendo. Considere a importância de manter-se atualizado sobre as mais recentes tecnologias, aumentando seu conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, por exemplo.

    Quando os pais crescem junto com os filhos, estabelecem uma forte conexão e se tornam um exemplo para eles. A disposição em fazer isso mostra que se importa e se interessa pela vida deles e essa é uma mensagem que todas as crianças precisam.
  3. Liderar

    Quando os pais se tornam líderes, eles não apenas se beneficiam, mas também os filhos assumem papéis semelhantes à idade apropriada. Por isso, a frase "faça como eu digo, mas não faça o que eu faço" nunca deve ser dita. Na maioria das vezes, os filhos farão o que você faz. Isso deve ser como uma onda de energia sobre como está liderando sua família – dentro e fora de casa. Como incorpora amor e aprendizado são expressões representativas de liderança.

    Portanto, lidere o lar por meio de responsabilidades, fé e valores. Lidere a comunidade com envolvimento ativo na escola do seu filho e no voluntariado. E lembre-se sempre de que, às vezes, as tarefas mais óbvias e podem ser as mais fortes para seus filhos.

semprefamilia

Deixe sua opinião