| Foto:

Mães e seus bebês são os protagonistas do parto, mas os papais também desempenham um papel importante. Desde massagear as costas da exausta mamãe até lembrá-la da sua força no momento em que ela está mais vulnerável, um companheiro pode fazer uma enorme diferença nesse momento.

CARREGANDO :)

Em homenagem ao Dia dos Pais nos Estados Unidos – que por lá é celebrado no terceiro domingo de junho – o jornal Huffington Post pediu à International Association of Professional Birth Photographers algumas fotos que registrassem o importante apoio físico e psicológico que os pais provêm às suas parceiras, bem como a alegria do primeiro encontro entre os bebês e seus papais.

As fotos incríveis foram disponibilizadas no Pinterest e aqui estão 25 delas, com legendas feitas pelos próprio fotógrafos:

Publicidade

 

1) “Essa mãe me disse: ‘Ter Josh me segurando e me apoiando me ajudou a focar. Ele foi como uma âncora segura’”.

 

 

Publicidade

2) “Esse pai foi gravemente ferido em um acidente no Afeganistão apenas três meses antes do nascimento de seu segundo filho. Ele não podia ajudar fisicamente a sua esposa, mas encontrou outras maneiras de ajudar e ter o seu lugar”.

 

3) “Esse pai fez intensas contrações junto de sua esposa. Às vezes, eu o olhava e via que ele também sentia a dor dela!”

Publicidade

 

4) “Essa mãe estava determinada a ter um parto não-medicado no hospital. Quando perguntei a ela se tinha contratado uma doula, me respondeu: ‘Não preciso de uma, meu marido é meu treinador de parto’. A cada contração, ele a lembrava de relaxar e a ajudava a desacelerar a sua respiração. Era muito emocionante vê-los trabalhando juntos”.

 

Publicidade

5) “Depois de uma experiência um tanto traumático no nascimento do primeiro filho, o parto desse casal foi repleto de momentos de amor e de paz. Amei o modo como eles trabalhavam juntos, de mãos dadas enquanto ela usava a bola suíça”.

 

6) “A paternidade começa muito antes dos bebês aparecerem. Um amor sem fim e um apoio firme durante o parto é apenas uma das muitas formas de exercê-la!”

 

Publicidade

7) “Essa mãe me contou: ‘Joe foi minha rocha. Inabalável, calmo e forte. Ele sabia exatamente como me apoiar sem que eu precisasse lhe dizer o que fazer. Parecia telepatia!”

 

8) “Esse pai foi um apoio incrível durante todo o processo. Ele segurou a mão de sua esposa durante as contrações e a massageou. E nos momentos em que ela não sabia se ia conseguir passar por isso tudo, ele a lembrou da incrível força que ela tinha”.

Publicidade

 

9) “Esse pai não saiu de perto da esposa nem um segundo durante toda a experiência do parto. Ele estava completamente focado em ajudá-la a cada contração. Nunca vi um parceiro tão atento e preocupado”.

 

Publicidade

10) “Nessa foto, a mãe está na transição – o período intenso logo antes do bebê sair – sem usar nenhum medicamento. Ela tinha uma doula, mas o seu marido foi a grande âncora”.

 

11) “Esse pai me disse: ‘Minha esposa tinha passado por mais de vinte horas de um parto excruciante, a maior parte do tempo sem anestesia, porque o único anestesista do local estava envolvido em uma longa cirurgia. Houve complicações com a aplicação da anestesia epidural e começou a vazar fluido espinhal… Dor e mais dor! Aqui, antes da sua cesárea, eu estava pensando sobre as três gestações que havíamos perdido e toda a dor que sentimos. Pensei em tudo que a minha esposa teria que enfrentar emocional, física e mentalmente naquele momento. Parecia muito azar. Então eu estava nervoso e triste, porque eu queria que a minha esposa – minha melhor amiga – vencesse. Eu queria que nós vencêssemos!”

 

Publicidade

12) “Esse casal teve uma cesárea que não havia sido planejada. Mais do que tudo, o pai trouxe um ambiente de quietude e foco no meio de toda a agitação”.

 

13) “Esse papai pegou o bebê assim que ele nasceu na água. O casal estava muito conectado durante todo o parto”.

Publicidade

 

14) “Esse pai queria ajudar a ‘pegar’ o bebês, mas estava nervoso o processo inteiro. Mas depois de falar com a enfermeira e o médico, garantiu que ia fazer tudo direitinho – e fez! Ele pegou o bebê e logo o colocou no peito da mãe”.

 

Publicidade

15) “Depois de um longo trabalho de parto ao lado da esposa, esse pai acordou de um rápido cochilo às duas da manhã, higienizou as mãos junto com a parteira e ansiosamente tomou nos braços esse lindo garotinho!”

 

16) “Esse pai ajudou no parto de seu filho, que nasceu empelicado em um parto na água”.

 

Publicidade

17) “Esse pai é bombeiro e paramédico. O casal combinou que se tivessem um terceiro filho, ele ajudaria no parto. Ele foi muito atencioso e na hora em que o bebê ia sair, ele pôs a mão na massa e pegou seu garotinho!”

 

18) “Esses pais estavam tendo seu terceiro filho e ainda não sabiam o seu sexo. Eles já tinham dois meninos, então tagarelaram muito sobre qual seria o sexo do terceiro. Registrei a expressão do pai quando o médico disse que era mais um garoto. Ele estava extasiado!”

Publicidade

 

19) “Completa felicidade! Essa foi a segunda filha do casal, nascida em casa”.

 

Publicidade

20) “Esse casal optou por não saber o sexo do bebê antes que ele nascesse. Esse é o momento em que o pai contou à sua esposa que eles ganharam uma perfeita garotinha!”

 

21) “Esse casal desejava ter um bebê há anos! Enquanto eu esperava pelo pai do lado de fora, sua irmã disse: ‘Posso ouvi-lo chorar daqui!’ Logo depois, ele apareceu – coberto de lágrimas e segurando sua garotinha”.

 

Publicidade

22) “Pais desempenham um papel muito importante em cesáreas. Esse pai deu conforto e tranquilidade à sua esposa e ao seu novo bebezinho”.

 

23) “O pai satisfeito tendo contato pele-a-pele com um dos seus filhos gêmeos”.

Publicidade

 

24) “Essa foi uma cesárea muito familiar, com imediato contato pele-a-pele. Foi lindo. Nunca tinha visto um hospital deixar o pai se envolver tanto logo após o parto. Na foto, ele está ajudando a pesar e a medir o bebê logo depois da cesárea”.

 

Publicidade

25) “A esposa desse pai morreu tragicamente anos atrás, quando estava grávida. Ele tem o nome da filha nascitura e da esposa tatuados no seu anular – dá para ver na foto. Depois, ele se casou novamente e esse é o seu primeiro filho, Jude. Segurá-lo pele-a-pele pela primeira vez foi um momento muito tocante”.

 

Colaborou: Felipe Koller

Com informações de Huffington Post.

*****

Publicidade

Recomendamos também: