Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Comportamento

O que fazer para vencer a preguiça

A "mãe de todos os vícios" geralmente surge com o descaso pelas pequenas tarefas do dia a dia; se não combatida, pode acabar levando a uma vida de fracassos

A preguiça é sinônimo de negligência, desleixo e indolência. É ausência de energia, falta voluntária de esforço físico e mental que faz com que o desempenho de qualquer área de nossa vida seja pobre, o que impede nosso avanço em projetos ou ambições pessoais.  Quando a preguiça se converte num estado de vida, parecendo uma sensação permanente, pode conduzir a fracassos com facilidade, e a consequência disso é a tristeza.

Mas como alguém se torna preguiçoso? Na maioria dos casos se deve ao descaso nas pequenas coisas. Surge da mania de evitar continuamente o esforço, de fugir de qualquer ato que custe energias. Nesse comportamento há evidentes traços de uma deficiente educação da vontade e de desprezo pela disciplina.

A preguiça conduz à desordem e à ineficiência, convertendo-se em inimiga do êxito e do progresso. Em resumo, a preguiça não tem lado positivo, por isso se diz que ela é a “mãe de todos os vícios”.

Para vencer a preguiça

Para combater a preguiça é indispensável uma decisão pessoal de usar melhor a determinação, a constância e a vontade. Confira algumas dicas práticas:

– Encontre objetivos que realmente o motivem. Eles são a gasolina da mente.

– Exercite a força de vontade. Pessoas maduras sabem ser capazes de dominar os desejos, as emoções e as ações. Por isso, não se permita atrasar tarefas ou fazê-las pela metade. Seja firme naquilo em que se propôs. Exija de você mesmo.

– Defina metas para si e cumpra-as. Mostrar a si mesmo aquilo de que é capaz lhe dará segurança e entusiasmo para continuar no caminho do esforço. A satisfação é a melhor recompensa.

– Mude de atitude. Queixar-se continuamente e ver o mundo sempre a partir de uma ótica pessimista são formas de alimentar a preguiça. Desapegue-se do lado ruim de todas as coisas e verá resultados muito diferentes.

– Desfrute de cada progresso. Preste atenção no caminho que trilha. Muitas vezes o percurso é até mais satisfatório do que o próprio fim.

 

Com informações do site LaFamilia.info.

****

Recomendamos também:

 

****

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

1 Comentário
Leia também