Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
rei e rainha
Casamento e Compromisso

O casamento mais duradouro: Rainha Elizabeth II e príncipe Phillip completam 71 anos de casados

Não há registro de outra união matrimonial de monarcas que tenha durado tanto quanto a deles

A longevidade da rainha Elizabeth II e de seu marido Phillip, o duque de Edimburgo, é impressionante. Neste ano eles completaram, respectivamente, 92 e 97 anos, e mais recentemente puderam aproveitar um luxo que poucos casais podem compartilhar: celebraram os 71 anos de seu casamento. Na coroa Britânica, eles são o casal com a união mais longeva até hoje, assim como não há outros monarcas no mundo com um casamento tão duradouro.

A então Princesa Elizabeth e o Príncipe Philip, em 1947, logo após a cerimônia de seu casamento (fotos: FlickR oficial da Coroa Britânica).
A então Princesa Elizabeth e o Príncipe Philip, em 1947, logo após a cerimônia de seu casamento (fotos: FlickR oficial da Coroa Britânica).

O casamento deles aconteceu em 20 de nobrembro de 1947, na Abadia de Westminster, em Londres. Primos de terceiro grau, por serem tataranetos da rainha Vitória, eles se conheceram quando Elizabeth tinha 13 anos e Phillip 18. Por cartas, o casal se correspondeu durante oito anos até que Elizabeth completou 21 anos – a espera até essa idade foi um pedido do rei George VI – e pôde então se casar com o então tenente da Marinha Phillip de Mountbatten, que precisou renunciar à sua cidadania grega. Ele era membro da família real que fugiu da Grécia.

Após a lua de mel, o casal se mudou para Malta, onde a princípio viveriam seu casamento com tranquilidade. Foi então que o rei George VI faleceu deixando para a jovem Elizabeth o trono britânico, o que afetou não só a futura rainha, mas também a Phillip que agora teve de renunciar seu posto na Marinha, para dedicar-se a Elizabeth.

Desde que Elizabeth se tornou rainha, Phillip sempre está dois passos atrás dela e é seu apoio, procurando fazer com que ela esteja sempre bem. Na ocasião da coroação de Elizabeth, em 1953, foi de Phillip a ideia de televisionar a cerimônia, para que todo o mundo pudesse assistir e assim a nova rainha ganhar ainda mais visibilidade. O casal teve quatro filhos, oito netos, seis bisnetos e o sétimo está a caminho. No ano passado, quando comemoraram Bodas de Platina, o casal fez uma nova foto oficial que foi amplamente divulgada.

Atualmente a rainha Elizabeth tem deixado para que seu filho Charles assuma alguns compromissos oficiais e o duque de Edimburgo anunciou no ano passado que se aposentaria do serviço público.

 

 

1b

Princesa Elizabeth e o Príncipe Philip em foto oficial tirada no Palácio de Buckingham no dia do seu casamento, em 20 de novembro de 1947.

 

2

A rainha Elizabeth II e o Duque de Edimburgo na Suíte Belga, do Palácio de Buckingham, com mensagens de parabéns pela Bodas de Prata, em 1972.

 

3

A rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo, com o príncipe Charles, a princesa Anne e o príncipe Andrew, no castelo de Balmoral, em 1960.

 

4

A então princesa Elizabeth e o duque de Edimburgo com o príncipe Charles, de seis meses de idade, no Palácio de Buckingham.

 

5

Uma foto da família em comemoração às Bodas de Prata da rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo. A foto foi tirada no Palácio de Buckingham em 1972.

 

6

A coroação de Elizabeth em 1953.

 

7

Na Villa Guardamangia Garden, em Malta, no ano de 1949, durante uma visita real.

 

*****

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também