Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
5.0.2
Cultura

9 clássicos da literatura infantil que toda família deveria ler

Mesmo depois de décadas ou séculos, algumas histórias não saem de moda e sempre deixam algo com que sonhar e aprender

Não são apenas as crianças que podem se divertir com as histórias clássicas da literatura infantil. O Sempre Família preparou uma lista com nove obras que vão fazer seus filhos e você se divertirem. Tem mais alguma para indicar? Envie para a gente!

 

alice-no-pais-das-maravilhas-lewis-carrol-14424-MLB168476510_8239-O

Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

Publicada pela primeira vez em 1865, a história das aventuras de Alice já renderam diversas adaptações para o cinema e o teatro. Quase todo mundo conhece o enredo básico do conto: a menina Alice cai numa toca de coelho e acaba num mundo povoado por estranhos e absurdos personagens. Mas que tal experimentar a narrativa original e descobrir o país das maravilhas pelas páginas de Lewis Carrol?

 

as-aventuras-de-tom-sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer – Mark Twain

Escrito pelo norte-americano Mark Twain (1835-1910), esse clássico acompanha as peripécias do personagem título e seus amigos, todos moradores de uma pequena cidade nas margens do Rio Mississippi, em pleno século 19. Mas não pense que a data deixa a história ultrapassada. As confusões dos personagens continuam bastante divertidas.

 

Capa do livro 12 - série Contos de Grimm

Contos de Grimm – Wilhelm e Jacob Grimm

Com certeza você e seus filhos já conhece algumas das histórias maravilhosas compiladas pelos irmãos alemães, como Rapunzel, João e Maria ou João e o Pé de Feijão. Trabalhando em uma biblioteca, os dois tinham acesso a manuscritos de todo o tipo e começaram a compilar e depurar os textos, adaptando-os para o seu público-alvo. Além das fontes impressas, os irmãos também colheram contos da tradição oral, entrevistando parentes e conhecidos em busca das histórias que hoje embalam nossas fantasias.

 

perrault

Contos de Perrault – Charles Perrault

O francês Perrault pode ser considerado com um dos criadores do gênero que hoje de entende como “contos de fadas”. Nascido em 1628, ele deu tratamento literário às histórias folclóricas e da tradição oral, e por isso é chamado de pai da literatura infantil. Entre os seus contos mais conhecidos estão Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida e o Gato de Botas. Muitos dos contos de Perrault acabaram sendo usados pelos irmãos Grimm em suas publicações.

 

fábulas - monteiro lobato

Fábulas – Monteiro Lobato

O brasileiro Monteiro Lobato apresenta uma série de fábulas, muitas das quais de autoria de fabulistas famosos como Esopo e La Fontaine. As historietas são sempre breves e terminam com um pequeno ensinamento moral. Pode render bons momentos em família e fazer os pequenos refletirem.

 

historias-maravilhosas-de-andersen_3974441_113619

Histórias Maravilhosas de Andersen – Hans Christian Andersen

Coletânea com nove contos do dinamarquês que criou histórias universais como “O Patinho Feio”, “A pequena vendedora de fósforos” e “Polegarzinha”. Cada um dos contos merece uma leitura atenta e rende muita reflexão para as crianças e seus pais.

 

livro-o-pequeno-principe-antonie-de-saint-exupery-com-aquarelas-do-autor

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Um piloto perdido no Saara é acordado por um menino de cabelos dourados que lhe pede para desenhar um carneiro. Sim, esse é o começo de um livro que já encantou milhões de pessoas e continua a encantar. A história foi traduzida para mais de 200 línguas e é reconhecida como um clássico da literatura. E não se iluda pensando que é só mais uma história para crianças. Os adultos também têm muito aprender com a leitura.

 

portada-peter-pan

Peter Pan – James Barrie

O personagem aparece pela primeira vez em 1902, num livro chamado O Pequeno Pássaro Branco. Esse livro foi adaptado para uma peça de teatro, encenada a partir de 1904. A história de Peter Pan acabou publicada em livro solo em 1906 e em 1911 uma nova versão – ampliada e chamada de Peter Pan e Wendy – foi publicada.  Um coisa que poucos sabem é que o autor, James Barrie, doou todos os direitos autorais de Peter Pan para o Great Ormond Street Hospital, um hospital londrino para crianças.

 

CAPA_REINACOESINTEGRAL_menor8663.pdf

Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato

Publicado em 1931, o livro apresenta aos leitores o mundo do Sítio do Pica-pau Amarelo, local das aventuras da personagem-título. Impossível não se encantar com esse clássico nacional e seus personagens queridos e ao mesmo tempo polêmicos. É um bom livro para ler com os pequenos e depois conversar com eles sobre as atitudes e pensamentos dos personagens.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

1 Comentário
Leia também