Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Imagem: Bigstock.
Imagem: Bigstock.
Casamento e Compromisso

9 livros que vão te ajudar a viver um casamento feliz

Hora de dar um novo impulso para o seu relacionamento? Estes livros podem te ajudar.

As manias de cada cônjuge, o temperamento diferente, a toalha molhada que fica em cima da cama, os sapatos que nunca são guardados ou situações mais complicadas como a vida financeira do casal: o fato é que conviver com uma pessoa, todos os dias da sua vida, até que a morte os separe, não é tarefa fácil. Mas não é impossível. Dicas para se ter um casamento feliz não faltam, seja através de conselhos de pessoas próximas que querem o bem do casal, terapeutas, amigos da igreja ou mesmo por meio de uma literatura específica. Por isso trazemos aqui alguns livros que podem ajudar você se o seu casamento está em crise ou se você só quer mesmo melhorar ainda mais a relação.

collage

  1. Casais inteligentes enriquecem juntos: Mestre em Administração pela Faculdade de Economia da USP, Gustavo Cerbasi é autor de vários livros sobre educação financeira. Neste livro, que inspirou o filme brasileiro Até que a Sorte nos Separe, Cerbasi traz sugestões valiosas que podem ser aplicadas desde o namoro até, claro, o casamento. O autor lembra que muitas das brigas entre casais têm início nas finanças e que a conversa sobre o assunto é essencial para a felicidade do casal.
  1. 75 hábitos dos casais felizes: com hábitos saudáveis o relacionamento pode se tornar muito harmonioso, mas com hábitos negativos a insatisfação aparece. No livro, Ashley Bush e Daniel Arthur Bush dão dicas de boas práticas no relacionamento. São ações simples que podem melhorar a comunicação e resgatar a intimidade e o carinho entre os dois. Deixando os problemas de lado e se concentrando no amor mútuo, o casal aprende por meio das 75 sugestões como experimentar coisas novas que quebrem a monotonia, como focar naquilo que o outro faz e que te deixa bem e até como se libertar das mágoas.
  1. Como mudar o que mais irrita no casamento: duas declarações bastante comuns em vários casamentos revelam uma expectativa grande em relação ao outro: “Ela sempre foi desse jeito” e “ Ele nunca vai mudar”. Gary Chapman, que por muito tempo foi conselheiro familiar, mostra que é possível que haja mudança nesses pensamentos e no comportamento do cônjuge, sem manipulação ou jogos psicológicos. Com a análise de três fatores essenciais para o processo de mudança, Chapman mostra as possibilidades para uma nova dinâmica no relacionamento.

collage2

  1. Casamento blindado – o seu casamento à prova de divórcio: baseado na convivência do próprio casal de autores – Renato e Cristiane Cardoso –, o livro traz recomendações para os casais (inclusive que ainda estão solteiros) sobre como lidar com as mais variadas situações do cotidiano que envolvem o relacionamento a dois. Questões financeiras, o tratamento e cuidado mútuo, as emoções, os ciúmes e até traumas do passado são alguns dos temas abordados.
  1. Os segredos dos casais inteligentes: o conselho de Gustavo Cerbasi nesse livro é: união. E é a união da renda, do patrimônio e até das contas bancárias, na busca da realização de sonhos em comum. O livro traz dicas e estratégias para que o casal garanta um futuro sem que comprometa o presente. São casos reais que tratam de temas como aposentadoria e orçamento mensal, por exemplo.
  1. As regras de ouro dos casais saudáveis: uma relação inteligente é estável – cada um é especialista em agradecer. Enquanto isso, o relacionamento desinteligente é instável e os atores são especialistas em reclamação. Quando a vida a dois está doente, muito se cobra e pouco se elogia; já no momento em que o casamento está saudável, a doação é maior mútua é maior. Augusto Cury faz compreender que ninguém muda ninguém, que as pessoas têm o poder de piorar as outras, que cobrar demais, chantagear, dar sermões e criticar em excesso podem desgastar, ao passo que a empatia e a conversa fazem bem aos dois.

collage3

  1. As cinco linguagens do amor: Gary Chapman mostra no livro as cinco formas pelas quais podemos demonstrar amor. As pessoas não são iguais e as linguagens que utilizam para mostrar o que sentem pelo outro também não. São elas: qualidade de tempo, palavras de afirmação, receber presentes, formas de servir e toque físico. A leitura irá ajudar a compreender melhor quem é o seu companheiro e quem é você, e o que espera e o que tem a oferecer para a relação.
  1. A equação do casamento: o psicólogo Luiz Hanns mostra seis fatores que estruturam a relação amorosa e explica que quando eles se desequilibram, há grandes riscos para o casal. O autor propõe então que haja a adaptação em relação às expectativas do outro em um esforço comum para que as coisas saiam bem. É preciso se ajustar, já que não fomos preparados para entender o quanto é completo o projeto de felicidade no casamento, que está longe de ser apenas a satisfação de expectativas pessoais, mas envolve a compreensão do outro.
  1. As regras do casamento feliz: Se dois grandes amigos adaptam-se um ao outro e estabelecem um convívio tranquilo, por que não conseguiríamos fazer o mesmo com os nossos companheiros? Esta é uma das grandes premissas para este livro. Com uma experiência de mais de 20 anos no consultório, Harriet Lerner compartilha mais de 100 regras que abordam os pontos principais de todos os relacionamentos de longa duração. Se um dos parceiros seguir dez regras que o outro escolher, as mudanças e os resultados serão visíveis.

****

Recomendamos também:

O que os filhos aprendem do casamento dos pais?

Testemunho: “Quando minha esposa teve Alzheimer, descobri a melhor parte do meu casamento”

Marido de 92 anos canta para a esposa de 90 em Bodas de Ouro e comove a internet

****

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

2 Comentários
Leia também