Um bebê nos Estados Unidos nasceu 54 dias após sua mãe ter sofrido morte cerebral. De acordo com o site NBC News, Karla Perez, de apenas 22 anos, entrou em colapso em sua casa no dia 8 de fevereiro após ter um sangramento cerebral. Ela estava grávida de 22 semanas e, se o bebê nascesse, não sobreviveria fora do útero materno por ser ainda muito imaturo.
Foi nesse momento que os médicos tomaram a decisão de fazer tudo o possível para manter o organismo da mãe funcionando, mesmo após a morte cerebral, a fim de salvar a vida do bebê, segundo o doutor Andrew Robertson do Methodist Women’s Hospital, onde ela estava internada. Para isso, uma equipe de 100 médicos e enfermeiros acompanhou o caso.
Cesariana
A ideia dos médicos era mantê-la tempo suficiente para que a gravidez chegasse às 32 semanas. Isso não foi possível, porque o estado de saúde de Karla se deteriorou, o que fez com que uma cesariana de emergência fosse necessária. Então, no dia 4 de abril, o bebê Angel nasceu, pesando apenas 1 quilo e 400 gramas. Ele teve de ir direto para a incubadora e passou a ser alimentado por tubos.
54 dias após ter o sangramento cerebral e apenas dois após o nascimento de Angel, Karla faleceu. Os órgãos de Karla foram doados, e o bebê será criado pela avó. Uma história assim, de acordo com os médicos não acontecia nos Estados Unidos desde 1999.