Facebook/Hannah Brandt
Facebook/Hannah Brandt| Foto:

Hannah e Marissa Brandt são irmãs e estão competindo na modalidade de hóquei no gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno 2018, que acontecem em PyeongChang, na Coreia do Sul, até 25 de fevereiro. Só o fato de duas irmãs participarem juntas de um evento esportivo como esse já seria uma bela história, mas há ainda mais um detalhe: elas estão competindo em delegações diferentes.

Isso porque, Marissa, de 25 anos, foi adotada por uma família norte-americana quando era bebê – ela nasceu na Coreia do Sul, com o nome de Park-Yoon Jung. Esse é o nome que ela está usando para competir pela equipe coreana, enquanto Hannah, de 24 anos, faz parte do time dos Estados Unidos.

Outro detalhe torna a competição mais especial: as Coreias estão competindo juntas na modalidade de hóquei no gelo, com uma equipe unificada que reúne atletas norte-coreanos e sul-coreanos – um belo auspício da busca pela unidade da península.

A escola católica Hill-Murray, em Maplewood, Minnesota – onde as meninas estudaram –, fez camisetas e blusas para torcer pelas meninas e está televisionando as partidas em que elas participam a todos os alunos.

“Elas não são apenas grandes atletas, mas foram estudantes fora de série e jovens maravilhosas”, contou a diretora da escola, Erin Herman, à revista America. “Ambas são humildes e bondosas. Você sequer desconfiaria que são atletas olímpicas se as encontrasse no corredor”.

A equipe norte-americana, no grupo A, venceu a Finlândia por 3 a 1 no dia 11 e a equipe das atletas russas por 5 a 0 no dia 13. No dia 15, enfrentou o Canadá e no dia 19 ao competir com a Finlândia, venceu o jogo por 5 a 0 indo para a final. O jogo acontece no dia 22 e o adversário é novamente o Canadá. Os Estados Unidos foram medalha de prata nos jogos de 2002, 2010 e 2014 e ouro em 1998. Hannah, que fez um gol na partida contra os russos, já foi campeã mundial em torneios de 2015 e 2017.

Já o time coreano, no grupo B, perdeu de 8 a 0 duas vezes: para a Suíça e a Suécia nos dias 10 e 12, respectivamente, além de mais uma derrota para o Japão de 4 a 1 no dia 14. Já no dia 18 o time coreano perdeu para a Suíça por 2 a 0, e no dia 20 jogou contra a Suécia perdendo de 6 a 1 e ficando em último lugar na competição.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Deixe sua opinião