Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Créditos: Ansa.
Créditos: Ansa.
Religião

Igreja Católica consultará os jovens pela internet em preparação ao próximo Sínodo dos Bispos

A próxima assembleia geral do Sínodo dos Bispos será em outubro de 2018 e terá como tema “juventude, fé e discernimento vocacional”.

O Vaticano divulgou hoje (13/01) o documento preparatório para a próxima assembleia geral do Sínodo dos Bispos, que será realizada em outubro de 2018 e terá como tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. No documento, é divulgado que será aberta uma consulta pública aos jovens, com vistas à preparação do instrumento de trabalho, o texto-base para o debate durante o sínodo.

Como de costume, durante a preparação para o sínodo as conferências episcopais do mundo inteiro deverão remeter ao Vaticano as respostas a um questionário divulgado hoje, especificando a realidade dos jovens em seus países e a atenção que a Igreja tem dispensado a eles.

A novidade é que, além da participação das conferências, qualquer jovem – não é necessário ser católico – poderá enviar a sua contribuição, através de um site que será disponibilizado no endereço www.sinodogiovani2018.va. A estimativa é que a página esteja disponível a partir de 1º de março.

As conferências episcopais têm até o fim de outubro para enviar as suas respostas ao Vaticano. Estima-se que o instrumento de trabalho, que será elaborado a partir das contribuições dos jovens pela internet e das conferências episcopais, seja publicado no início de 2018.

Além da participação pela internet, os jovens ainda se farão presentes na assembleia de 2018 como auditores. Nessa condição, os jovens convidados poderão se pronunciar na plenária do sínodo e nos grupos menores de discussão. A votação de aprovação do relatório final do sínodo, porém, é restrita aos bispos participantes.

Já na conferência de imprensa que apresentou o documento hoje, em Roma, foi dada a palavra a dois jovens da cidade, Elvis do Céu, 21 anos, nascido em Cabo Verde, que é estudante de teatro e catequista, e Federica Ceci, 24 anos, estudante de direito e coordenadora da escola paroquial de formação social e política de sua paróquia.

Carta do papa

Para marcar o início da preparação para o sínodo, foi publicada ainda uma carta do papa Francisco aos jovens. “Também a Igreja deseja colocar-se à escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores”, diz o papa no texto.

“São Bento recomendava aos abades que, antes de cada decisão importante, consultassem também os jovens porque ‘muitas vezes é exatamente ao mais jovem que o Senhor revela a melhor solução’”, escreve ainda Francisco.

****

Recomendamos também:

Conheça o casal brasileiro que participou do sínodo sobre a família a convite do papa

20 discursos e documentos do papa Francisco contra o aborto

Afinal, o papa liberou a comunhão para os recasados? Entenda em 5 passos

****

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também