Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Wikimedia Commons
Crédito: Wikimedia Commons
Entretenimento

Férias de inverno no Rio de Janeiro

Veja como aproveitar os pontos culturais e históricos para fazer passeios com preços acessíveis e cheios de história

O Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, abriga muitas atrações históricas. Você sabia que alguns passeios podem ser feitos a pé? Essa é uma ótima opção, pois dessa forma é possível observar com calma as lindas paisagens naturais e conferir pontos turísticos diferentes do roteiro tradicional. Quase todas as sugestões aqui são gratuitas. Vamos embarcar na história?

 

1. Praça XV

Crédito: Wikimedia Commons
Crédito: Wikimedia Commons

Na Praça XV estão várias construções históricas, como a Igreja do Carmo, o chafariz histórico e o Paço Real. É um dos locais mais antigos do Rio e foi local de desembarque de passageiros nos tempos coloniais.

Serviço: Fica na Rua Cantareira, 306, na periferia do Centro, entre a rua 25 de Março e o Parque D. Pedro II

 

2. Mosteiro São Bento

Crédito: Wikimedia Commons
Crédito: Wikimedia Commons

Fundado em 1590, no centro da cidade, o Mosteiro de São bento conserva o silencio e a tranquilidade em seu interior. O espaço permite visitas e está aberto diariamente, inclusive para participação de missas. Aos domingos a celebração acontece com canto gregoriano.

Serviço: Rua Dom Gerardo, 68,Centro. Tel: (021) 2206-8100 www.osb.org.br

 

3. Igreja da Candelária

Crédito: Wikimedia Commons
Crédito: Wikimedia Commons

Considerada uma das mais belas igrejas do Rio, a Igreja da Candelária é resultado de uma promessa feita por navegadores portugueses a Nossa Senhora da Candelária caso se salvassem de uma forte tempestade em alto mar. Com revestimento interior em mármore, portas de bronze e painéis no teto que contam a história de antiga capela que hoje é uma imponente construção, a Candelária é um passeio obrigatório.

Serviço: Endereço: Praça Pio X. Tel: (21) 2233-2324. Horário de funcionamento: Seg. a sex. das 7h30 as 15h50; sábado, das 9h as 12h; dom, das 9h as 13h.

 

4. Museu Histórico Nacional

 

Considerado um dos mais importantes museus do Brasil, tem mais de 300 mil itens em seu acervo, incluindo a maior coleção de numismática da América Latina. O conjunto arquitetônico que abriga o Museu foi construído a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro. Hoje, o circuito expositivo de longa duração percorre os espaços cobrindo desde a pré-história brasileira até o período Republicano, além de abrigar significativo número de exposições temporárias nacionais e estrangeiras.

Serviço: Praça Marechal Âncora, s/nº. Tel: (21) 3299.0324. Ingresso para exposições:
R$ 8,00 (oito reais). http://www.museuhistoriconacional.com.br/

 

5. Biblioteca Nacional

Crédito: WikimedIa Commons
Crédito: WikimedIa Commons

Inaugurada em 1910, a maior biblioteca da América Latina – e a oitava do mundo – tem um acervo de 13 milhões de obras. O imponente prédio, com elementos neoclássicos e art nouveau, inclui escadarias, amplas clarabóias em vitral colorido, bela ornamentação, salas preservadas, além das obras de arte, como quadros e esculturas. É vizinha do Theatro Municipal e do Museu Nacional de Belas Artes, ótimas opções para esticar seu passeio. Há visitas guiadas com 40 minutos de duração.

Serviço: Av. Rio Branco, 219. Tel:(21) 3095-3879. Horário: aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h30 às 14h. http://www.bn.br/

 

Ainda não acabou

Há vários grupos que organizam passeios a pé pelo Rio de Janeiro, com guias que contam com detalhes a história e curiosidades da cidade maravilhosa. Alguns deles acontecem a noite.  Um deles é o Rio Free Walking Tour, que oferece um passeio gratuito de três horas pelo centro do Rio, de segunda a sexta. Mais informações: http://riofreewalkingtour.com.br/

 

Fontes: http://mapadecultura.rj.gov.br/home

 

Veja também

Férias de inverno em Curitiba

Férias de inverno em Sampa

Leia também