Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Antônio More/Gazeta do Povo
Crédito: Antônio More/Gazeta do Povo
Entretenimento

Férias de inverno na cidade

Veja como aproveitar os pontos culturais e históricos de Curitiba para fazer passeios com preços acessíveis e cheios de história

A chegada das férias e a necessidade de entreter os filhos são desafios para os pais e cuidadores que, muitas vezes, não sabem bem o que fazer. Ficar em casa pode ser um suplício pra criançada, enquanto que sair todos os dias pode ser um rombo no orçamento doméstico. Mas alguns passeios podem custar muito pouco e, de quebra, acrescentar cultura e conhecimento histórico, além de ser uma oportunidade para passar um tempo diferente em família.

Em Curitiba a dica é passear a pé pelo Centro Histórico. São museus, igrejas, casas e monumentos com muita informação interessante. Separamos alguns destaques desse passeio, que tem mais de 19 opções de visita:

 

1. Igreja da Ordem / Museu de Arte Sacra

Crédito: Marcelos Elias/Gazeta do Povo
Crédito: Marcelos Elias/Gazeta do Povo

Construída em 1737, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas é a mais antiga da cidade. Dentro da igreja está Museu de Arte Sacra, com mais de 800 peças, como a imagem do Bom Jesus dos Pinhais, feita em terracota, datada de fins do século XVII.

Serviço: Rua Claudino dos Santos, s/nº, Igreja da Ordem. Funciona das 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado). A entrada é gratuita.

 

2. Museu Paranaense

Crédito: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Crédito: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Foi o primeiro museu do Paraná e terceiro do Brasil. Hoje oferece um acervo com 400 mil itens que resgatam a história do nosso estado: roupas, mobiliário, documentos e muito mais. As exposições são abertas e gratuitas.

Serviço: Rua Kellers, 289, no bairro São Francisco. Pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita. http://www.museuparanaense.pr.gov.br/

 

3. Catedral Basílica Menor de Curitiba

Crédito: Antonio More/Gazeta do Povo
Crédito: Antonio More/Gazeta do Povo

Construída em estilo neo-gótico e inspirada na Sé de Barcelona, a Catedral possui em seu interior vitrais doados por famílias tradicionais curitibanas e o mobiliário é todo entalhado em alto relevo na imbuia.

Serviço: Rua Barão do Cerro Azul, 31.

 

4. Paço da Liberdade

Crédito: Antônio More/Gazeta do Povo
Crédito: Antônio More/Gazeta do Povo

O antigo Paço Municipal foi construído para ser a primeira sede da prefeitura de Curitiba e mistura tendências arquitetônicas de períodos diversos da história e que começou a se disseminar em Curitiba no final do século XIX  No interior do edifício estão portas de imbuia, uma escadaria e um elevador vindo da Europa, o primeiro de Curitiba. É o único monumento do Paraná tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2009 ele foi entregue a população totalmente renovado e hoje oferece programação cultural variada e um café que é parada obrigatória de visitantes.

Serviço: Praça Generoso Marques. Horário de Funcionamento: De Terça à Sexta das 10h às 21h, Aos Sábados das 10h às 18h, E aos Domingos e Feriados das 10h às 17h.

 

5. Museu da Fotografia / Solar do Barão

Crédito: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Crédito: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Inaugurado em 1998, o museu foi o primeiro do gênero no Brasil. Em seu acervo estão quase três mil imagens de grandes nomes da fotografia como Sebastião Salgado, João Urban, Vilma Slomp, entre outros. É também espaço de exposições e grandes eventos.

Serviço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533. Horário de Funcionamento: De Terça à Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Aos Sábados e Domingos das 12h às 18h.

 

Ainda não acabou

Outra boa opção é fazer visitas guiadas pelo centro histórico. Os turismólogos do Free Walking Curitiba promovem o passeio de segunda a sábado, sempre com reserva antecipada. É de graça e, além de conhecer Curitiba e suas histórias, você pode fazer novos amigos. Para mais informações e agendamento: (41) 8875-7721 e pelo e-mail curitibafw@gmail.com, com o Rafael. www.curitibafreewalking.com.br.

 

Fontes: http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br/

Prefeitura de Curitiba: http://www.curitiba.pr.gov.br/

 

Leia também

Férias de inverno em Sampa

Leia também