Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Reprodução/ Youtube
Reprodução/ Youtube
Defesa da Vida

Eles têm 16 filhos e a organização da casa é impressionante

A família australiana mantém tudo em ordem e funcionando dentro de casa com a colaboração de todos

Se você acredita que ter uma família numerosa é coisa do século passado, está enganado. Ainda hoje, muitos casais – que não fazem parte da maioria – preferem ter a casa cheia de filhos do que ter apenas dois, um ou nenhum descendente. Em meio a um mundo que enfrenta crises de natalidade em vários países, ver uma família com cinco filhos já é incomum o bastante, agora imagine 16. Sim, 16 filhos.

Os australianos Jeni Bonell, de 49 anos, e Ray Bonell, de 50, são pais orgulhosos de 16 filhos com idades entre quatro e 29 anos. É quase impossível não pensar em uma casa barulhenta e bagunçada, não é? Mas a mãe da família Bonell conseguiu criar um esquema de organização surpreendente que consegue manter tudo funcionando e, o mais importante, onde todo mundo faz a sua parte.

13 verdades sobre ter uma família numerosa

Através de cartões coloridos e calendários semanais, Jeni consegue dividir todas as tarefas domésticas. “Todas as semanas, sentamos, cada um divide seus horários de escola e trabalho e depois definimos as funções em casa”, contou a mãe ao site Daily Mail.

Arrumar as camas, limpar a casa, lavar as roupas – que são todas nomeadas para que não haja confusão – e ajudar a arrumar o lanche de todos os irmãos são algumas das tarefas divididas entre os irmãos. Os menores também ajudam com as atividades mais simples, mas só são incluídos no calendário de tarefas depois que completam oito anos. “Minha filha de 12 anos já consegue fazer o jantar. É importante ensiná-los todo tipo de trabalho e também a consciência de que eles precisam participar e devolver algo para a família”, explica Jeni.

Organização que virou inspiração

A família chegou a criar um canal no YouTube onde compartilha sua rotina e experiências. Em setembro do ano passado, eles mostraram em um vídeo a sua lista de compras no supermercado que, entre muitos itens, incluía oito pacotes de salsichas (com 22 salsichas em cada um), oito pacotes de peito de frango, três porções de costeletas (que só serviriam para um jantar), 18 litros de leite e cinco caixas de cereal.

Para sustentar toda essa demanda é preciso também muita organização financeira. Não comprar marcas muito caras e estar sempre de olho nas promoções é regra da casa. Para os gastos de volta às aulas, por exemplo, Jeni começou a se preparar com um ano de antecedência. “Gostamos de ficar de olho em qualquer promoção para podermos estocar itens para a volta às aulas e, além disso, tentamos ler os livros que as crianças já têm para ver se podemos reutilizar qualquer coisa”, conta a mãe.

Mesmo com todos os esforços que uma família numerosa exige, Jeni e Bonell afirmam que incluir todos na organização da rotina familiar funciona e, no fim, ainda faz com que os filhos se tornem pessoas responsáveis, o que ajuda a construir uma sociedade melhor. “É claro que tem muita reclamação e vários conflitos, mas tenho muito orgulho, porque eles são pessoas independentes e habilidosas”, conclui Jeni.

 

Com informações de Daily Mail e Vírgula

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também