Bigstock| Foto:

Cada pessoa tem suas próprias características e isso a faz ser única. Essas diferenças é que definem a nossa personalidade e fazem com cada pessoa seja mais ou menos interessante aos olhos daqueles que a rodeiam. Saber potencializar os melhores detalhes em uma personalidade pode abrir muitas portas tanto em grupos sociais quanto em ambientes profissionais.

CARREGANDO :)

Estudiosos do assunto destacam que esse lapidar de algumas características pode começar quando as crianças ainda são pequenas e estão construindo sua personalidade. Mas, como os pais podem ser efetivos nessa tarefa? A historiadora Drew Gilpin Faust, presidente da Universidade de Harvard, citou dois pontos que são, para ela, a chave para conquistar esse objetivo. Ela falou sobre isso durante sua participação no Festival de Ideias de Aspen.

Como educar seu filho para ser um líder

Publicidade

O primeiro deles é fazer com que as crianças sejam pessoas interessantes. De acordo com Drew, é fundamental reconhecer as paixões de cada criança e potencializa-las. Dessa maneira ele se tornará uma referência às outras que estão próximas, e as motivará. Para isso os pais devem incentivar os filhos a encontrar aquilo que as fascina, mas também incentivá-las a absorver muito do que as pessoas próximas podem ensinar. Isso é importante porque elas crescem compreendendo que o outro pode ensinar muito e que as características pessoais podem ser somadas para um melhor resultado final. Além disso, estimular que elas se conheçam bem para compreenderem como podem contribuir com o próximo em seu desenvolvimento, é fundamental.

Já o segundo ponto apresentado por Drew diz respeito aos fatores externos e internos que influem no processo de formação dessa personalidade. Entre as influencias internas está a questão genética que já faz com que as pessoas reajam de maneira diferente aos mesmo estímulos do mundo que as cerca. Além disso, a maneira como os pais costumam reagir a determinadas situações, colabora para o desenvolvimento de quem essas crianças se tornarão. Quanto ao ambiente externo, os pais podem sugerir aos filhos atividades extracurriculares que as integrem a crianças com características similares, oferecendo a oportunidade de elas perceberem que tanto dentro de casa quanto fora existem pessoas com pensamentos próximos aos dela.

Aos pais cabe então, de acordo com Drew, reforçar os comportamentos positivos e reduzir os negativos, tanto em casa como fora dela. Dessa maneira elas podem reconhecer atitudes que  as motivem a seguir com seus objetivos.

 

Com informações de Hacer Familia.

Publicidade

*****

Recomendamos também:

Publicidade

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.