Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

5 atitudes dos pais que marcam a vida dos filhos para o bem ou para o mal

Principalmente na infância, além do que é ensinado verbalmente, as crianças retêm muitas atitudes de seus pais e as levarão para a vida adulta

As crianças não guardam na memória apenas aquilo que é dito a elas. Muito do que vivem junto dos pais, ou os veem fazendo, é assimilado pelos pequenos, ainda que inconscientemente. Algumas dessas atitudes presenciadas podem, inclusive, deixar marcas na própria personalidade e durarem a vida toda, para o bem ou para o mal. Confira algumas:

1- Falta de atenção

Os filhos precisam sentir amor e carinho constantemente, e eles medem essa atenção pelo tempo que podem passar com seus pais. É o chamado tempo de qualidade, que tem grande importância no desenvolvimento emocional das crianças.

2- O relacionamento de seus pais

O relacionamento dos pais é, na maioria das vezes, um padrão para os filhos. É espelhando-se no que viram em casa que eles irão se projetar em relação ao seu marido ou mulher, e isso é feito até inconscientemente. Por isso, é importante que os pais mantenham uma relação sempre respeitosa, evitando desentendimentos em frente aos filhos, com cumplicidade e demonstrando amor.

3- A proteção dos pais

O medo que sentiram em um dia de chuva ou o medo da escuridão durante a noite são situações em que, comumente, as crianças procuram pelos pais para ajudá-las. Mas quando são os pais que lhe causam medo, a criança se sente desamparada, sem saber onde buscar ajuda.

4- A violência verbal ou física

Nenhum desses tipos de violência deve ser usado para dar limites ou intimidar os filhos. Com essas atitudes os pais só conseguirão que seus filhos se afastem. Os pais podem tentar se colocar no lugar das crianças e ver o que as levou a cometer aquele erro. É muito mais eficaz conversar com calma sobre o ocorrido e, se preciso, repreender com firmeza, mas sem agressividade.

5- Uma família unida

Adultos que tenham crescido em uma família unida, nunca se esquecerão disso. Quando os pais colocam a família acima de tudo, as crianças registram isso na memória e sonham em ter uma família igual no futuro. Se valores importantes como a união familiar não são aprendidos nessa época, dificilmente serão adquiridos na vida adulta.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também