Em meio a tantas influências sobre ganhar chocolates, as crianças não saibam o verdadeiro sentido da Páscoa.
Nas famílias cristãs há o ensino, desde que os filhos são pequenos, de que essa celebração tem um sentido muito especial: a ressurreição de Cristo| Foto: Ben White/Unsplash

Embora neste momento as crianças estejam mais dentro de casa com os pais, elas continuam sendo impactadas de alguma maneira pelas campanhas de Páscoa (seja na televisão ou na internet). Em outros anos, claro, somavam-se a isso as conversas na escola e no parquinho com os amiguinhos, e as vitrines de lojas e os expositores nos supermercados.

Diante de tantas influências, não é difícil entender que para as crianças haja uma forte ligação entre a data da Páscoa e o ganhar chocolates. No entanto, entre as famílias cristãs há o ensino, desde que os filhos são pequenos, de que essa celebração tem um sentido muito especial: a ressurreição de Cristo.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Mas em meio a toda essa informação que as crianças recebem e diante das delícias de chocolate a que elas são apresentadas, o que o os pais podem fazer para que elas compreendam que esta não é somente uma data comercial, mas que carrega em si algo de maior valor?

Além disso, como ainda estamos sob efeitos da pandemia, com restrições sociais, talvez seja um pouco mais fácil essa tarefa, já que a convivência mais próxima em casa torna tudo mais favorável. Então, separamos aqui algumas ideias que podem ajudar:

Leituras bíblicas

Você organizar durante os dias que antecedem a Páscoa, a leitura de trechos relacionados à data. Se já for um costume da família realizar esse tipo de estudo, será mais fácil prender a atenção das crianças. Se não, esse pode ser um bom motivo para iniciar o hábito do estudo bíblico em casa. Para auxiliar na compreensão, uma versão da bíblia que seja direcionada às crianças pode ser bastante útil.

Desenhos para colorir

Durante esse ano de restrições sociais você com certeza usou os desenhos para colorir como uma maneira de entreter os filhos. Então, que tal oferecer algumas atividades relacionadas à Pascoa? Há no Pinterest e outros sites na internet, uma grande variedade de desenhos gratuitos que podem ser coloridos e enfeitados para fixar na memória delas a história da ressurreição.

Um cordeiro é um ótimo exemplo de tarefa para elas. Se houver a possibilidade de imprimi-los, melhor. Mas caso não dê, aí será também um momento de você como pai usar a criatividade para desenhar algo. Envolva a criança neste momento também!

Missas e Cultos

Por tradição, nos dias que antecedem a Páscoa, as paróquias da igreja católica realizam missas ou celebrações especiais. Começam na quinta-feira à noite e terminam no sábado, também à noite, e compõem o chamado Tríduo Pascal. No domingo pela manhã também acontece a Missa do Dia da Páscoa e muitas comunidades fazem procissões logo ao amanhecer. Já algumas igrejas evangélicas realizam também cultos durante a semana e, especialmente na manhã de domingo, por volta das 5 ou 6 horas da manhã, preparam o Culto da Ressurreição.

A participação das crianças nestes momentos ajuda a mostrar o motivo de se comemorar a data. Neste ano, assim como em 2020, as igrejas estão com transmissões online das suas missas e cultos. Portanto, recomendamos que você esteja atento aos avisos de suas igrejas para ver como isso funcionará.

Filmes religiosos

Se a rotina em casa nesta pandemia fez com que a família assistisse a mais filmes juntos, aproveite e separe títulos que sejam religiosos e, se possível, que falem dessa data especificamente. Faça da sua casa um cinema.

Pulseirinha do Plano da Salvação

Costume de várias comunidades evangélicas, trata-se de fazer uma pulseira artesanal com pedrinhas ou bolinhas nas cores: preto, vermelho, branco, amarelo e verde, além de cordões ou fio para a construção da pulseira. Por meio das cores é possível contar à criança sobre o plano de salvação de Deus.

A cor amarela é a representação do céu com suas ruas de ouro; a preta será a explicação de como o pecado entrou no mundo; já a vermelha mostrará a entrega de Cristo pela humanidade e o derramar de seu sangue; então o branco será o coração que agora estará limpo e sem pecado mediante o perdão, e o verde será a representação da nova vida com Cristo, um momento de crescimento. Depois, elas podem usar as pulseirinhas e contar a outras pessoas o que aprenderam.

Uma dica para este momento em que comprar o itens para a pulseira seja complicado, é fazer as pedrinhas com macarrão, ou talvez pintar bolinhas de papel e montar a pulseirinha com o tipo de fio que tiver em casa. Neste momento, a criatividade vai valer ouro!

Deixe sua opinião