Dia das Crianças

5 recursos online para entreter as crianças e transmitir valores cristãos

  • Por Angélica Favretto
  • 10/10/2020 08:50
Canais de YouTube, sites e jogos online que podem ajudar você a ensinar valores cristãos aos seus filhos.
Canais de YouTube, sites e jogos online que podem ajudar você a ensinar valores cristãos aos seus filhos.| Foto: Divulgação/Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

Costumamos incentivar aqui no Sempre Família que as interações entre pais e filhos aconteçam, ao máximo, no mundo real. Em diversas matérias já mostramos as recomendações de especialistas sobre a idade e tempo certos em que a criança deve estar exposta às telas. Mais recentemente, publicamos um artigo de uma neuropsicopedagoga que fala sobre o equilíbrio que deve haver entre o uso das tecnologias e o convívio familiar, para o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Então, essa experiência online pode não ser de toda ruim, havendo esse equilíbrio, e sabemos o quanto se pode aprender no mundo digital. Além disso, com a tecnologia, você pode ter um apoio para ensinar bons valores aos seus filhos. Aqui eu trago algumas dicas para que você faça isso da melhor maneira possível, contribuindo para que, em meio à diversão, seu pequeno tenha contato com uma boa mensagem. Afinal de contas, "ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele", Provérbios 22.6

Profetinhas da Hora

De forma lúdica, o jogo traz ensinamentos a partir de histórias e mensagens de grandes heróis e heroínas da bíblia. Os jogadores, chamados de "aprendizes de profeta", são crianças a partir de 7 anos que embarcam em uma jornada de persistência, humildade e coragem. Virtudes como cooperação, honestidade e lealdade fazem parte do caráter dos personagens do jogo e as atividades propostas no Profetinhas da Hora abordam esses valores de maneira simples e cativante, que toda a família pode jogar junta.

Cada etapa traz informações históricas e reflexões sobre a atualidade em vídeos, podcasts ou textos. Há jogos que utilizam habilidades de matemática, de interpretação, de escrita, além de ajudar na coordenação motora fina. O projeto é assinado pela Província Marista Brasil Centro-Sul e conta com a parceria do portal Farol 1817, da Casa de Formação L’Hermitage e da FTD Educação. O jogo pode ser acessado gratuitamente, com um breve cadastro, pela plataforma Farol 1817.

3 palavrinhas

Lançado em 2003, o projeto criado por Samuel Mizrahy, que é músico e atualmente um dos pastores da Lagoinha Orlando Church, no estado norte-americano da Flórida, conta hoje com um canal no YouTube com 4,23 mil inscritos. Com músicas atuais e antigas que falam sobre Deus às crianças de 0 a 7 anos, as animações contam com legendas para ajudar na alfabetização das pequenas e também há versões em Libras, para promover a inclusão.

Crianças Diante do Trono

O projeto foi criado em 2001 pela cantora Ana Paula Valadão Bessa, líder e fundadora do Ministério de Louvor Diante do Trono, da Igreja Batista da Lagoinha, em Minhas Gerais. O intuito, desde então, é levar músicas e histórias que falem de Deus às crianças, com personagens divertidos, brincadeiras e linguagem própria. O canal de YouTube do Crianças Diante do Trono conta com 482 mil inscritos e reproduz muitas das canções criadas pelo grupo e disponibilizadas por muitos anos em CDs e DVDs.

Graça Kids

O selo infanto-juvenil da Graça Editorial tem como objetivo incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes. No YouTube, a Turminha da Graça, principal produto da marca, vive uma série de aventuras que têm sempre com pano de fundo valores como a honestidade, a lealdade e o amor ao próximo. No site da Turminha da Graça também é possível fazer o download de alguns jogos e materiais para as pequenas se divertirem.

Shalon Kids

Na Comunidade Católica Shalom cada pessoa vive o chamado Caminho de Paz. São homens e mulheres engajados em uma vida comunitária e missionária, para fazer com que os ensinamentos de Jesus Cristo seja conhecido. E para passar esse propósito para as crianças, a Comunidade conta com o Shalom Kids, que de forma lúdica aproxima as crianças de Cristo. No site é possível baixar atividades e livros, divididos em faixas etárias que vão de 0 a 12 anos, além de ter acesso a músicas, lojinha e artigos.

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.