Divulgação
Divulgação| Foto:

Talvez as mães nascidas na década de 90 se lembrem da personagem Blossom, da série que levava o mesmo nome. A intérprete da menina, Mayim Bialik, faz sucesso novamente nos dias de hoje, ao atuar como a cientista Amy Farrah Fowler na série The Big Bang Theory. Assim como sua atual personagem, Mayim também é cientista e se especializou em Neurociência, sendo PhD na área.

Recentemente a atriz lançou o livro Girling Up Como se Tornar Uma Mulher Saudável, Esperta e Espetacular (Primavera Editorial) direcionado às garotas, a fim de ensinar de maneira divertida e didática diversos conceitos ligados à biologia que afetam a vida das meninas como um todo, além de trazer algumas dicas práticas.

Na época em que ainda interpretava Blossom, Mayim precisou ter aulas particulares para poder concluir o Ensino Médio. Essa experiência de vida foi base para que ela desenvolvesse algumas dicas que podem facilitar o estudo e o aprendizado em meio a tantas mudanças físicas e psicológicas que acontecem na adolescência:

  1. Não falte às aulas: criar o hábito de matar aulas ou não valorizar o momento em que se está em sala faz com que uma série de atrasos nas matérias aconteçam. A constância é a chave para que o cérebro aproveite ao máximo o ambiente de aprendizado. “Trate a escola como se você fosse paga para estar lá e como se fosse sua profissão”, recomenda Mayim.
  1. Mantenha uma agenda de tarefas: ser organizada e estar em dia com as tarefas torna o aprendizado mais fácil. Mayim recomenda que seja adquirida uma pequena agenda e que ela seja decorada com adesivos e desenhos, para que ela se torne verdadeiramente sua. E anote tudo o que precisar nela! “Escrever as coisas faz com que seu cérebro pense sobre elas e se lembre de uma nova forma”, diz.
  1. Não procrastine: colocar em prática as coisas sobre as quais os professores falam, pouco tempo depois de eles terem dito, ajuda no aprendizado. Fazer a tarefa de casa depois de ter aprendido a matéria em sala, faz com que o cérebro processe melhor as informações e registre na memória de maneira mais confiável.
  1. Aprenda a dizer não para as distrações: uma série de distrações podem aparecer e tirar o foco do cérebro dos estudos. A cada interrupção o cérebro demora a voltar ao raciocínio que seguia antes e assim perde o poder de dominar determinado assunto. “Mensagens de texto chamando para sair, em vez de fazer o dever de casa, ou até mesmo notificações no telefone dizendo que existem mensagens a serem lidas ficam no caminho do hipocampo que está tentando fazer o seu trabalho: te ajudar a aprender”, explica. E como evitar isso? Simples: desligando o celular no horário do estudo.
  1. Repita, repita e repita: quanto mais vezes se pensa em alguma coisa ou se estuda algo, mais confiável é o registro do assunto na memória. De acordo com Mayim, cartões com resumos e esquemas podem ser usados para aprender praticamente qualquer assunto e podem ser revisados a qualquer momento. Além disso, escrever listas e rabiscar esquemas colabora no aprendizado, porque engaja o sistema motor no processo de memorização.
  1. Seja criativa: não se limitar à leitura para o aprendizado, escrever e reescrever palavras e fatos importantes e transformar esses fatos em música são ideias que ajudam a estimular o hipocampo e o encorajam a lembrar de detalhes preciosos.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Deixe sua opinião