Ivan Oboleninov/Pexels| Foto:

Você é daqueles que acredita que os fins de semana servem para recuperar o sono perdido? Pois saiba que esse é um dos enganos mais comuns quando se fala em sono. Não adianta tentar compensar as noites mal dormidas com horas extras nos fins de semana ou nas férias. O melhor, garantem os especialistas, é tentar criar uma rotina para poder dormir bem todos os dias.

CARREGANDO :)

Embora ainda não se saiba ao certo até que ponto os danos causados pelas noites mal dormidas são irreversíveis, eles existem e podem ser grandes ameaças à saúde. A médica do sono Luciana Palombini, do Instituto do Sono de São Paulo, lembra que o organismo como um todo acaba desregulado. “Estudos mostram que uma noite mal dormida gera estresse, libera hormônios como adrenalina e cortisol, responsáveis pela regulação do apetite. A pessoa come mais e fica mais propensa a doenças, como pressão alta e diabetes”, exemplifica.

O mal do botão soneca: adiar constantemente a hora de se levantar é ruim para você

Publicidade

Os efeitos da privação de sono incluem prejuízos imediatos, como diminuição da memória e da concentração. Com o tempo, o estresse decorrente de dormir menos que o necessário é um fator de risco – semelhante à obesidade – para doenças cardiovasculares.

Duração e qualidade

Embora seja famoso o preceito de que precisamos dormir pelo menos oito horas diárias, não há regras rígidas quanto ao tempo ideal de sono, que pode variar de cinco a dez horas, dependendo da pessoa. A orientação é sentir-se bem ao acordar. E tão ou até mais importante quanto o tempo de sono é a sua qualidade.

Pessoas com distúrbios como a apneia, por exemplo, podem ter microdespertares, de cerca de dez segundos, insuficientes para acordar, mas longos o bastante para fragmentar o sono e prejudicar sua qualidade. “A pessoa nem sabe que tem. Por isso, a queixa ‘durmo dez horas por noite e estou cansado’ é válida”, explica Palombini.

“O estresse decorrente de dormir menos que o necessário é um fator de risco semelhante à obesidade para doenças cardiovasculares”

Publicidade

Um dos sinais que a pessoa pode sofrer de apneia é acordar frequentemente cansada ou com dores de cabeça. Outro sinal de alerta é o ronco. Nas crianças, o problema se manifesta por meio de sono agitado, transpiração e respiração ruidosa. Mas o diagnóstico só pode ser feito através do monitoramento da função cerebral durante o sono, realizado em clínicas especializadas.

Em pessoas saudáveis, o segredo para garantir um sono de qualidade é criar bons hábitos. Manter a regularidade, respeitando horários para dormir e acordar todos os dias (incluindo fins de semana, feriado e período de férias), é uma forma de deixar claro ao relógio biológico as horas em que o corpo trabalha e deixa de trabalhar. Outros hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e exercícios físicos também contribuem para noites bem dormidas.

Confira algumas dicas pra dormir melhor

1. Prepare o ambiente. O quarto precisa ser relaxante, com pouca luminosidade. Não leve smartphones e computadores para a cama. Cuide da ventilação e temperatura do ambiente. Colchões e travesseiros confortáveis também são fundamentais.

2. Alimentação. Para dormir bem, jante pelo menos três horas antes de ir dormir. E evite bebidas alcoólicas, que podem alterar o sono. Se na hora de dormir sentir fome, beba uma xícara de leite morno.

Publicidade

3. Exercícios. Manter uma rotina de exercícios pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Mas nada de se exercitar antes de dormir. O estímulo físico pode fazer com que o organismo tenha dificuldade para se desligar.

4. Relaxe. Atividades relaxantes podem ajudar o sono a chegar. A leitura de um bom livro ou música suave podem ser benéficos para o sono.

5. Crie uma rotina. Estabeleça horários para deitar-se e um para acordar. O número de horas de sono é variável. A dica é sentir-se bem durante o dia. Se você tiver disposição e não sentir sono, está dormindo o tempo adequado.

***

Recomendamos também:

Publicidade

O mal do botão soneca: adiar constantemente a hora de se levantar é ruim para você

Faça o teste caseiro para saber se você está dormindo menos do que o necessário

20 fotos que provam como crianças são capazes de dormir em qualquer lugar

***

Curta nossa página no Facebook e siga o perfil do Sempre Família no Twitter.

Publicidade