Adiar discussões ou adotar uma postura mais enfática e direta, sem empatia e compaixão, pode tornar a família incomunicável.| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

Quase que todo casal já passou por uma situação em que a comunicação falhou e uma coisa boba, que parecia inofensiva, se tornou um problema imenso. Não importa se é um namoro, casamento ou se o casal tem filhos ou não, qualquer relacionamento está sujeito a ser mais complicado quando os envolvidos não conversam direito.

Siga o Sempre Família no Instagram!

A psicóloga e terapeuta Clarice Ebert explica que na maior parte das vezes o problema não é nem a falta de comunicação porque, segundo ela, até o silêncio passa uma mensagem. A questão é que adiar discussões ou adotar uma postura mais enfática e direta, sem empatia e compaixão afeta o casal e todos que estão próximos, inclusive os filhos. “Com o passar dos anos a pessoa se acostuma com essa comunicação disfuncional e essa dinâmica nem sempre é favorável”, reforça Clarice.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

A terapeuta ainda ressalta que mesmo que um casal seja muito apaixonado, sempre há diferenças. Seja em gostos pessoais ou no direcionamento da educação dos filhos, por exemplo, o diálogo é o principal responsável pela harmonização dessas discrepâncias. E é sob essa ótica que comunicação assertiva ganha importância. “Falta de diálogo contribui para a situação ficar rodando sem ações práticas”, afirma Clarice. Por isso solucionar problemas só é possível com uma boa conversa.

A especialista em comunicação, Thayse Leonardi, é incisiva ao dizer: “A comunicação é o único caminho para construir relacionamentos sólidos”. Para ela comunicar vai muito além de simplesmente expressar algo ou apenas falar, passar uma mensagem. Primeiro é preciso saber ouvir e até analisar o impacto das coisas que são ditas. Mais do que uma técnica ou uma mudança de postura, ser assertivo pode ficar mais fácil, com essas cinco dicas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade
  1. Escuta atenta

    Antes de querer dizer algo, é preciso aprender a ouvir, alerta Thayse. A escuta não é apenas esperar a vez de falar. Saber qual é a necessidade por trás da fala do outro, o desejo que ele ou ela tem que a relação não atende, é fundamental para que a resposta seja mais assertiva.
  2. Controle das emoções

    Ao falar, controlar as emoções impacta positivamente. Com certeza um momento em que se está prestes a explodir não é um bom momento para se comunicar. Especialmente se o receptor da mensagem for o responsável pelo motivo da ira. “É melhor que eu me afaste, respire fundo e me acalme”, orienta Thayse.
  3. Saber onde se quer chegar

    Outro ponto importante é sempre saber qual é o objetivo da mensagem que se quer transmitir. “Quando vamos ter uma conversa difícil com o marido ou com o filho é importante ter clareza sobre o tema abordado e onde queremos chegar”, exemplifica. Responda mentalmente o que sobre o que se espera depois dessa conversa, como você gostaria de se sentir ao fim dela e como o outro deverá se sentir. É o que ajuda a evitar agressividade ou culpar o outro e também sair da postura passiva.
  4. Verbalizar em 3 etapas

    Ao verbalizar a situação, há três passos que podem ajudar. O primeiro é descrever o fato com objetividade, sem juízo de valor ou adjetivos. “Apontar a crítica faz com que o outro se feche e em vez de diálogo vai haver conflito”, enfatiza Thayse. Depois o que deve ser externalizado é o impacto que a atitude do outro tem sobre quem está comunicando algo. O terceiro passo é perguntar o que seria possível fazer para solucionar a questão. Essa pergunta provoca o engajamento do outro, diferentemente de dar uma ordem.
  5. Linguagem corporal

    A expressão facial e o tom de voz devem estar alinhados com a mensagem que se quer transmitir. “Eu não posso estar numa postura autoritária. Deve ser aberta e receptiva, olhando nos olhos, sem rancor”, ensina ela.

É claro que na teoria é bem fácil explicar como ser assertivo, mas as duas especialistas concordam que isso tudo é um exercício diário e que mudar o perfil de comunicação requer esforço. E para quem ainda tem dúvidas sobre a efetividade de uma comunicação mais empática e assertiva, Clarice garante: “O diálogo pode fazer milagres dentro do relacionamento”.