Autocuidado

5 dicas para descansar a mente e recarregar a alma

  • Por Equipe Sempre Família
  • 18/01/2021 10:07
Quando se pensa em descansar, o que vem à nossa mente é ficar o dia todo assistindo TV. Mas é possível fazer muito mais.
Quando se pensa em descansar, o que vem à nossa mente é ficar o dia todo assistindo TV. Mas é possível fazer muito mais.| Foto: Bigstock

Chega o tempo de férias e o que a gente mais quer é descansar. Ter um tempo longe dos compromissos, das obrigações do trabalho, de ter hora certa para acordar, de ter que monitorar as atividades escolares das crianças.

Siga o Sempre Família no Instagram!

E, muitas vezes, quando se pensa em descansar, a imagem que vem à nossa mente é o de estar esparramado no sofá ou deitado na cama. Ou quem sabe ficar passeando pela internet o dia todo ou mudando o canal da televisão de hora em hora.

Claro. Alguns dias assim até podem acontecer durante as férias, mas não é muito melhor se dedicar a atividades que de fato nos façam realmente descansar? Respirar ar puro, ver novas paisagens, movimentar o corpo. Vai dizer que as memórias ao fim desses dias não será muito melhor do que simplesmente lembrar que maratonou uma série?

Pensando em ajudar você a tirar o melhor proveito dos seus dias de folga, nos baseamos em uma lista do site Catholic Link com cinco atividades para descansar o corpo e recarregar a alma. São coisas simples, mas que acabamos esquecendo. Veja:

  1. Praticar esportes

    Atividade física é aquele tipo de coisa eclética que dá para fazer tanto sozinho quanto em grupo. Então, corra, ande de bicicleta, se junte ao pessoal do trabalho que joga futebol, se matricule na aula (online) de Pilates. O importante é que seja algo prazeroso e não só mais um compromisso que te deixe estressado.
  2. Ler

    Não é segredo para ninguém que ler pode acalmar a alma e nos transportar para outros lugares. O hábito da leitura - que deve ser estimulado desde os primeiros meses de vida - também reduz os níveis de estresse, além de ser um ótimo exercício mental. Por isso, leia! Pode ser um livro, uma revista ou mesmo o site/blog que você goste. Mas, leia por prazer e não por obrigação.
  3. Ouvir música

    Momentos de entretenimento musical (seja ouvindo uma canção, tocando um instrumento, cantando no chuveiro ou dançando) são verdadeiros presentes que podemos dar a nós mesmos. Por mais que pareça algo bobo, isso tem o forte poder de nos proporcionar o autocuidado e deve ser estimulado. Aqui temos uma lista com as 50 canções de amor mais ouvidas de todos os tempos.
  4. Tirar um tempo de para a reflexão

    Ter espaços durante o dia para reflexão e oração é extremamente importante para limpar a mente e ter plenitude na tomada de decisões. O relacionamento com nosso eu superior e a prática da espiritualidade também nos fazem sentir mais equilibrados em nosso ser, na nossa existência, e são recomendados inclusive para as crianças.
  5. Cultivar amizades

    Mesmo que poucos, os amigos são indispensáveis. Pequenos encontros com eles (ainda que virtuais) nos ajudam a recarregar as energias e abstrair. Pode ser uma ligação de alguns minutos ou uma rápida troca de mensagens enquanto as crianças estão na aula online, não importa. Ouvir o outro e ser ouvido plenamente renova as energias e abre os horizontes em situações difíceis.
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.