Cuidados com a saúde física e estética na juventude são fundamentais para envelhecer bem
| Foto: BBH Singapore/Unsplash

Sabe-se que possuir um estilo de vida saudável com a prática de atividade física somado à uma alimentação equilibrada traz inúmeros benefícios para saúde, impactando ao longo dos anos.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Contudo, há rotinas que, se adotadas na juventude, sem que tragam mudanças instantâneas impactam futuramente, como o uso do protetor solar, por exemplo. “Desenvolver uma rotina diária de skin care com protetor solar e hidratação de pele, trará uma diferença enorme ao longo dos anos”, explicam Celia Leite e Lucas Casagrande, consultores de imagem e criadores do Método Humanizado de Consultoria.

Celia indica a prática dos “10 minutos milagrosos” motivando a adoção de alguns minutos diários em que seja aplicada uma rotina de higienização e hidratação da pele ao levantar-se da cama. Em seguida, ela sugere a aplicação de uma maquiagem leve e a utilização de algum acessório que impulsione o look, gerando indiretamente motivação na realização das atividades e minimização do aparecimento de rugas e marcas de expressão.

“Cuidar de si nos dá força para enfrentar o mundo”, acredita a consultora que notou melhoras na hidratação da pele e minimização de acnes ao adotar novos hábitos alimentares e uma rotina de cuidados com a pele.

Prevenção, não "remediação"

Célia ensina que, após os 25 anos de idade, ocorre o declínio de colágeno produzido pelo corpo, como também há maior facilidade para o aumento de peso ou maior dificuldade para o ganho da massa magra. Isso depende, claro, da pré-disposição de cada pessoa, além da menopausa antecipada, cada vez mais frequente devido as alterações hormonais.

Portanto, é importante que o cuidado com a pele e a imagem pessoal tenha início o mais cedo possível, ainda com 20 e poucos anos. Afinal ao tratar-se da beleza e saúde física deve se privilegiar a prevenção de rugas e doenças e não o tratamento após seu acometimento. “Os cremes preventivos servem para ser usados justamente quando não se tem nada e isso é um dos grandes problemas de conscientização, pois não há resultados instantâneos e nem marcas de expressão para serem minimizadas na juventude. Porém, ao envelhecer, aquela que se preveniu notará as diferenças, assim como a prática da atividade física e uma boa alimentação trará benefícios”, afirma a consultora.  

Muitas vezes a ausência de tratamentos preventivos direcionados à beleza desencadeiam em excesso de procedimentos estéticos na velhice, pois buscam remediar algo que poderia ter sido cultivado desde a tenra idade. “Manter hábitos saudáveis tanto na alimentação quanto na pele fará com que a velhice seja muito mais saudável, mais natural e que se consiga preservar muitas características positivas, diminuindo a degradação normal e fisiológica do nosso corpo”, explica Celia.

Autoconhecimento

Além de boas práticas de cuidado com o corpo, Lucas Casagrande destaca a importância do cuidado com a mente, principalmente com o autoconhecimento na juventude.

Este é o período de experimentar cores, caimentos e estilos, criando a identidade que dialogue com a pessoa, visto que a carregará independente da fase de sua vida. “É importante que as pessoas entendam como elas se traduzem visualmente, pois isso não tem prazo de validade, independentemente da idade. Assim, quando chegarem as marcas da idade cada pessoa possuirá as ferramentas certas para extrair o máximo de naturalidade, beleza e harmonia que conseguir”, complementa o consultor.

Deixe sua opinião