Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crésito: Bigstock.
Crésito: Bigstock.
Comportamento, Saúde

Como ter uma horta em casa

Com alguns cuidados e disposição é possível ter uma horta até mesmo em lugares pequenos, como apartamentos

Você sabia que é possível ter uma hora até em pequenos espaços? Plantar temperos, frutas e legumes reforça o cardápio natural, ajuda a economizar, diminui a produção de lixo e faz a gente se conectar com a natureza. Se você envolver toda a família neste processo, a produção pode ser lúdica e estimular seus filhos a se alimentarem de maneira saudável. Com a ajuda da agricultora urbana Claudia Visoni, o Sempre Família mostra como é possível ter uma horta em casa no espaço que você tiver disponível.

 

  1. Para iniciar a horta, as ervas são uma ótima opção, pois em pouca quantidade já mudam o sabor dos pratos.
  2. Observe o espaço disponível, a incidência de sol (o ideal é pelo menos 5 horas por dia) e de vento (quanto menos ventar, melhor). Pode ser um canto do jardim ou uma área cimentada (nesse caso, a horta será em vasos).
  3. Para começar, quanto menor, melhor. Um metro quadrado ou quatro vasos é suficiente. Um bom tamanho para os vasos é a partir de 30 cm de diâmetro. Os menores são úteis para espécies como cebolinha, salsinha e tomilho.
  4. Baldes velhos, latas e potes de plástico que iriam para o lixo podem ser excelentes vasos. Basta fazer orifícios no fundo com uma furadeira. Se for plantar no chão, delimite o local e, com uma enxada, vá “quebrando” a terra para retirar raízes, grama e pedrinhas.
  5. Os canteiros devem ter no máximo 1,20 m de largura. Se só for possível acessá-los por um dos lados, reduza para uma medida que você alcance confortavelmente sem pisar. Espalhe o composto orgânico e/ou húmus de minhoca, esterco ou adubo orgânico (Bokashi). Pó de osso também é muito bom, assim como cinzas. Um ou dois baldes de adubo são suficientes para cada metro quadrado.
  6. Após a adubação, cubra o canteiro com uma camada de mais de 10 cm de espessura de material seco (palha, folhas ou podas de grama). Deixe a terra descansar uns 15 dias, regando de vez em quando se não chover. Aí o terreno estará pronto para semear ou colocar as mudas.
  7. Se for plantar em vasos, coloque no fundo 2 cm de argila expandida ou cacos de telha (com a parte convexa para cima). Em vasos grandes essa camada pode chegar a 10 cm. Preste atenção para não vedar totalmente os furos, pois um bom escoamento de água é fundamental. Em cima, areia na mesma proporção ou manta bidim (um tecido usado para drenagem encontrado em lojas de jardinagem). Complete o vaso com terra adubada, deixando uma faixa superior livre, onde vai a generosa camada de matéria seca. Mantenha a terra úmida, mas não encharcada.
  8. As espécies para plantar você decide de acordo com o que gosta de comer. O melhor é usar sementes orgânicas. Se não encontrar, fique com aquelas vendidas em saquinhos em lojas de jardinagem. Na embalagem estão informações sobre período e forma de plantio e espaçamento das mudas.

E agora, mãos à obra? Depois de plantar nos conte como ficou e compartilhe conosco a experiência de ter uma horta em casa.

1 Comentário
Leia também